Blog do Deusval

Blog do Deusval

Justiça é ser justa

Sábado - 30/03/2019 às 13:03



Por Deusval Lacerda de Moraes 

O interessante é que se pensava - na boa fé dos mortais e até, quem sabe, por ingenuidade ou Inocência mesmo - que o postulado da Justiça buscar o justo seria o objetivo normal, natural, indeclinável, de quem gostaria de fazer carreira na Justiça brasileira. 

Mas como se viu no caso do ex-presidente Lula, no seu processo, julgamento e condenação, tem-se a sensação do contrário, ou seja, que a Justiça buscou, num procedimento normal, natural, indeclinável, o injusto para puni-lo. 

De antemão, sabe-se que o princípio do Juiz Natural busca a imparcialidade no julgamento, consubstanciado no dar a cada um o que é seu, ficando, pois, terminantemente vedado Juízo de Exceção ou Processo de Exceção. 

Com todo respeito aos distintos membros do Judiciário pátrio, mas no caso Lula, especificamente, percebe-se nitidamente que se tratou de Processo de Exceção. 

Todos os brasileiros intuíram a inegável inimizade pessoal do juiz e do procurador contra o Lula (o juiz recebeu ministério do governo desafeto como prêmio) em patente efeito do golpismo brasileiro sobre a sua principal vítima, o Lula. O TRF-4, desarreda, todos nutrem grande antipatia contra o petista. 

O procurador vem sendo acusado de ser o mentor de uma fundação de direito privado que vai gerir o montante de 1,25 bilhão de reais destinados pela Petrobras.

E o promotor que investigou o caso do Triplex do Guarujá, razão para a fundamentação da sentença do Lula, foi condenado pela Justiça de São Bernardo do Campo por ser seu declarado inimigo, sendo capaz de ofendê-lo também fora do processo e sem querer sofrer qualquer punição criminal, devido à onipotência de a favor do Lula nenhuma lei se aplica no Brasil. 

E o pior, na decisão contra o promotor, fica evidente que a ojeriza dele não não é pelo fato do Lula violar o ordenamento jurídico nacional, mas por sua objeção política, já que publicou nas redes sociais não a veemência do crime por Lula praticado, mas dizer ser ele “Encantador de Burros”. 

Assim, não há como negar-se que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva está preso por veredito camuflado tão só em questões político-ideológicas, através da perseguição do lawfare, como extensão do golpe parlamentar-constitucional-judicial desfechado contra a República do Brasil.

Siga nas redes sociais
Deusval Lacerda

Deusval Lacerda

Deusval Lacerda é natural de São João do Piauí. É economista e advogado.

Compartilhe essa notícia: