Sindicalismo

CUT-PI reafirma compromisso em defesa da aposentadoria e fortalece a resistência

Quarta - 22/05/2019 às 21:05



Foto: Socorro Silva Audiência
Audiência

Câmara de Freitas no Piauí realizou, nesta terça-feira (21), Audiência Pública, no Auditório da Sede “Prefeito Ferdinand Freitas”, para discutir pontos relativos à Reforma da Previdência Social, atualmente em discussão no Congresso Nacional. A Audiência contou com a presença da Vice Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI – Odeni De Jesus, FETAG-PI representada pela Secretaria de Politicas Sociais Maria Barros e Diassis – Secretario da Juventude, do Presidente da Câmara Municipal - Roberval Santos, Vereadores (as), Lucia Ribeiro – Sindicato Municipal, , trabalhadores e trabalhadoras rurais, Advogada Silvia, e a presidente do STTR Maria da Cruz, autora do requerimento da audiência pública. Objetivo Discutir a Reforma da Previdência, as ameaças provenientes dessa proposta apresentada pelo Governo Bolsonaro. A Câmara Municipal de José de Freitas fica situada na Praça Governador Pedro Freitas, nº: 1214, Centro.

Plenária

Maria da Cruz – STTR-PI “O cenário que estamos vivendo hoje retira direitos da classe trabalhadora, não concordamos com essa proposta do governo, temos que nos unir, por isso estamos acompanhando e participando de outras audiências que acontecem nos demais municípios, e em José de Freitas não é diferente, essa audiência se faz necessária para esclarecer a sociedade, aos trabalhadores e trabalhadoras rurais dos riscos que corremos caso essa proposta da reforma da previdência aconteça, e pra isso o nosso sindicato está na luta em defesa da nossa aposentadoria”. Disse.

SOCORRO SILVA-CUTPI

Plenária

Maria citou a Marcha das Margaridas, que acontecerá em Brasília, fortalecendo a importância das Mulheres participarem em defesa dos seus direitos, oportunidade esta segundo ela onde será apresentada várias pautas em defesa dos direitos conquistados através das margaridas.

SOCORRO SILVA-CUTPI

Plenária

Roberval Santos – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de José de Freitas (PI), ele que também é Vereador do Munícipio “É preciso aprofundar as discussões em torno da reforma proposta pelo Governo Jair Bolsonaro, tendo em vista que a medida vai impactar diretamente a vida da população e afetar a economia de municípios, Estados e União, essa é uma realidade que vai afetar a vida de milhares de freitenses e a economia da cidade, se vier a ser aprovada, por isso, queremos dar a nossa contribuição nesse debate, levando para o congresso a opinião do povo Freitense". Disse.

SOCORRO SILVA-CUTPI

Plenária

Maria Barros – Secretaria de Políticas Sociais da FETAG-PI “As audiências públicas tem um papel fundamental e importante na pressão popular onde os trabalhadores possam fazer, com relação à retirada de direitos, com relação a PEC 06 que trata da Reforma da Previdência, e essas audiências tem o objetivo de tocar os parlamentares, os lideres políticos, para fazer um dialogo inclusive com a câmara federal, com a bancada piauiense, para que possam conscientizar e propor aos nossos deputados federais que não votem na retirada de direitos da classe trabalhadora, as mulheres, e principalmente aos trabalhadores e as trabalhadoras rurais que a gente percebe que o texto é muito maldoso que se refere ao BPC, é uma PEC antirracista, ante mulher, é uma pec ante pobreza, porque ela é uma pec que não leva em consideração as dificuldades que os sujeitos têm principalmente os rurais, então sabemos que nenhum pais consegue se desenvolver aonde o seu povo não seja a sua principal prioridade”. Citou.

SOCORRO SILVA-CUTPI

Plenária

Odeni de Jesus – Vice Presidente da CUT-PI “a reforma da previdência" é o assunto do momento, é uma reforma que trata da vida de cada um de nós, e a realização desta audiência é muito importante, a CUT-PI tem participado também de outros debates em outros municípios, mostrando a sua posição que é contrario quando se trata da retirada de direitos da classe trabalhadora principalmente, essa reforma nos deixa preocupados (as) devido a sua complexidade, acompanhando principalmente a forma como o governo vem se apropriando dessa complexidade para tentar mostrar que essa reforma é boa, pra falar de privilégios, mas os citados privilégios só vão beneficiar aos banqueiros, os empresários, as seguradoras, essa é uma reforma que só traz retrocessos, ataca direitos, e não podemos aceitar isso, damos aqui o recado, que a única alternativa é ir pras ruas, pra luta, resistir, cito aqui a greve nacional da educação recentemente realizada no dia 15 de maio, onde o principal objetivo foi exigir respeito,  e contra os cortes das verbas dos institutos federais, e universidades,  foi um preparativo para a greve geral dia 14 de Junho, deixamos aqui uma pergunta: Essa reforma é boa pra quem?". Concluiu.

SOCORRO SILVA-CUTPISOCORRO SILVA-CUTPISOCORRO SILVA-CUTPI

Plenária

A audiência contou com um número representativo de vereadores do município, num total de 8 participaram colocando a sua posição contrario a reforma da previdência.

Siga nas redes sociais
Socorro Silva

Socorro Silva

Socorro Silva é responsável pela Assessoria de Imprensa da CUT no Piauí

Compartilhe essa notícia: