Coletivo de Mulheres da CUT-PI fortalece participação na Marcha das Margaridas


Marcha das Margaridas 2019 contra o retrocesso e em defesa da liberdade das mulheres

Marcha das Margaridas 2019 contra o retrocesso e em defesa da liberdade das mulheres Foto: Socorro Silva

A sexta edição da Marcha das Margaridas, marcada para agosto, terá pela primeira vez financiamento coletivo para “captar recursos complementares”, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), organizadora do evento.

REPRODUÇÃOReprodução

A previsão é de que 100 mil mulheres, do campo e da floresta estejam na capital federal. Criado em 2000, o evento denuncia retrocessos em direitos sociais e propõe políticas públicas relacionadas à produção de alimentos saudáveis e contra a violência. Além da Contag – que reúne 27 federações e 4 mil sindicatos –, a Marcha conta com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos, entre os (as) parceiros (as) está a Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI, que vem realizando constantemente reuniões do Coletivo Estadual de Mulheres para fortalecer a participação das Mulheres Piauienses nas agendas de atividades em defesa dos direitos das mulheres, e também na Marcha das Margaridas Nacional, que acontece nos Dias 13 e 14 de Agosto de 2019 em Brasília-DF.

Na manhã desta quinta-Feira (04), reunidas na sede da CUT-PI, o coletivo de mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher Trabalhadora - Antônia Ribeiro, as margaridas se reuniram para discutir as estratégias de participação na Marcha das Margaridas deste ano, demonstrando-se todas motivadas a pegarem a estrada e ir a luta por seus direitos, contra o retrocesso, cada vez mais fortalecidas, seguindo o lema "Ninguém Solta a Mão de Ninguém".

Durante a reunião as margaridas contaram com o apoio do Presidente da CUT-PI - Paulo Bezerra, que esteve presente na abertura da reunião, parabenizando a coragem e determinação das margaridas.

Paulo Bezerra - Presidente da CUT-PI "Esse é um ano cheio de desafios, de lutas, e a nossa central tem um respeito muito grande pelas mulheres, nesse processo de ataque aos direitos, a reforma da previdência, as mulheres são as mais prejudicadas, não aceitamos retrocesso, observa-se o quanto as mulheres tem se fortalecido, nesses encontros dos coletivos que acontecem acredito que elas saem daqui mais motivadas  para seguirem a frente em busca de suas conquistas e vitorias, e nós da CUT-PI temos a honrra de poder contribuir e apoia-las, está de parabéns a secretaria de mulheres da CUT-PI, a companheira Toinha, e todas as margaridas que estão se preparando para participar de mais uma caminhada de luta, que é a Marcha das Margaridas deste ano". Disse.

SOCORRO SILVA - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Antônia Ribeiro - Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-PI "Estamos confiantes que teremos uma linda marcha das margaridas este ano, nós mulheres queremos justiça, igualdade, lutar por democracia, e o fim da violência, queremos um Brasil com soberania popular, queremos a nossa liberdade, não aceitamos essa reforma da previdência apresentada por esse governo que ai está, e por isso conclamamos a todas as mulheres que se juntem a nós e sigam em marcha por seus direitos, por nossos direitos". Citou.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

As margaridas receberam dicas de cuidados essênciais para a participação na marcha das margaridas, como: roupas para frio, avaliação da saúde, sapatos apropriados para a marcha, alimentação durante a viagem, detalhes que são importantes para toda mulher.

 

Fonte: Socorro Silva

Siga nas redes sociais
Socorro Silva

Socorro Silva

Socorro Silva é responsável pela Assessoria de Imprensa da CUT no Piauí
Próxima notícia

Dê sua opinião: