Sindicalismo

Audiência pública discute a extinção do Centro de Operação da Chesf

Movimento político dentro da estatal é apontado como um dos principais fatores

Redação

Sexta - 23/08/2019 às 08:22



Foto: Ascom CUT Audiência Pública em defesa do CROO da Chesf em Teresina
Audiência Pública em defesa do CROO da Chesf em Teresina

Teresina, audiência aconteceu na manhã desta quinta (22), na Assembleia Legislativa, com objetivo de discutir a extinção do Centro de Operação Oeste da Chesf no Piauí, a proposição foi da deputada Flora Isabel (PT).

A audiência pública foi aberta pelo deputado Georgiano Neto (PSD), da Comissão de Energia e Mineração, que afirmou estar atendendo a pedido da deputada Flora Izabel e, apesar de achar que esse era assunto é de interesse nacional, o debate era relevante para o Piauí por envolver o esvaziamento do estado.

Autora do requerimento que convocou a audiência pública, a deputada Flora Isabel(PT) agradeceu as presenças dos deputados que atenderam a seu convite – Evaldo Gomes (PR) e  Francisco Lima(PT) – e os representantes de centrais sindicais do setor elétrico, que temem o desemprego e outros prejuízos que essa transferência traz para o Piauí.

Flora Izabel lembrou ainda que a perseguição ao Piauí vem de longe. “Na década de 80, o governo federal ameaçou transferir para o Ceará, a Chesf, Dnocs, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Receita Federal, dentre outros. “Mas, com a mobilização das bancadas, o processo foi interrompido”, destacou Flora.

A deputada ressaltou ainda que o atual processo de transferência da Chesf começou em 2018, mas que ainda é possível revertê-lo. Flora disse ainda que o Centro de Operações da Chesf funciona há 44 anos no Piaui e é destaque nacional por sua atuação no setor de energias limpas e alternativas, como as eólicas e solar.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Deputada Flora Isabel (PT) "Estamos juntos nessa luta".

O Sindicato dos Urbanitários vem travando uma batalha em defesa da permanência e revitalização do Centro no Piauí, por acreditar em sua importância para o desenvolvimento do Estado, pois se trata de um centro estratégico, por onde passa fluxo de energia produzida não só no Nordeste, mas em todo o país, no entanto a Diretoria de Operações da Chesf, através do seu diretor João Henrique, dá continuidade ao projeto de ataque aos trabalhadores da Chesf do Piauí e ao povo piauiense. “Esta semana teve início os treinamentos para a adequação e incorporação do CROO de Teresina para o CRON de Fortaleza, justamente na semana em que foi agendada uma discussão do assunto na Assembleia Legislativa do Piauí”, fala Francisco Marques, presidente do Sindicato.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Francisco Marques - Presidente do SINTEPI

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, esse projeto é imoral e provoca nos trabalhadores dos Centros de Operação de Teresina e de Fortaleza um grande constrangimento e assédio moral, pois obriga os trabalhadores a passarem por uma situação desagradável dentro da Empresa. 

“O Sindicato, os trabalhadores da Chesf no Piauí e a sociedade manterão a Luta viva contra essa decisão imoral da diretoria da Chesf. Assim sendo, iremos permanecer mobilizados na luta pela permanência do Centro de Operação no Piauí e por sua revitalização, dado a sua grande importância para a economia do Piauí”, finaliza o presidente do Sindicato.

Com a possível extinção do CROO também serão prejudicados 20 colaboradores, tendo em vista que serão gerados esses postos de trabalho em outro estado. 

Paulo Bezerra - Presidente da CUT-PI esteve presente durante a audiência e destacou a priore o repúdio da central voltada aos parlamentares que votaram a favor da Reforma da Previdência, fortaleceu o apoio em defesa dos  trabalhadores do CROO da Chesf, e na luta doos companheiros urbanitários. O presidente da Central Paulo Bezerra, questionou o que a Estatal ganhará transferindo o Centro.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

O Secretário de Comunicação do Sindicato dos Urbanitários fez uma breve avaliação da história do CROO da Chesf, demonstrando a sua preocupação com os trabalhadores, e com as possíveis perdas que o estado do Piauí vai ter em caso de exntinção desse centro de operações. 

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Herbertt Marinho -  Fez uma retrospectiva e lembrou que a transferência já é discutida em nível nacional desde 2017. “Nós já fizemos reuniões e análises apresentadas em nível nacional onde mostramos que o centros de operações são responsáveis por um bloco de energia do Estado e nós não podemos perdê-lo”, disse.

O deputado Francisco Lima (PT), líder do Governo na Alepi, também participou da audiência e questionou o que chamou de “desmonte" do Governo Federal e pediu que comunicados sejam enviados a entidades federais, para que possam ajudar a impedir essa transferência.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI 

O ex-diretor da Chesf, Mozart Bandeira, falou sobre o papel e a importância da permanência do Centro de Operações no Piauí. “A Chesf é responsável por monitorar todo o sistema de energia do Estado. Se ocorre um apagão no Piauí, vamos ter que ligar pro Ceará para saber o que aconteceu?”, questionou

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

Raimundo Lucena, presidente da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste ofereceu o apoio da entidade à causa.

SOCORRO SILVA-CUT-PISocorro Silva-CUT-PI

O QUE QUEREMOS?

- Que o CROO não saia do estado do Piauí que será uma perda muito grande para o nosso estado;

- A aquisição de um Novo Vídeo-Wall, posto que o atual está queimado;

- Solicitamos que a Chesf retorne com a política de manutenção para CROO; deixando em dias todos os seus equipamentos, como também a aquisição de novos equipamentos/computadores;

- Que a Chesf invista no CROO

Histórico e Funcionalidades

O Piauí possui em Teresina, desde 1975, o Centro Regional de Operação de Sistema Oeste – CROO, órgão da Chesf, que é responsável pela Operação eletro energética de toda a área do estado, parte do Ceará e parte do Maranhão.

Ao todo são 10 Subestações localizadas nos municípios de Teresina (3), Piripiri (1), Picos (1), São João do Piauí (1), Eliseu Martins (1), Guadalupe (2) e uma em Tianguá (CE) além desses temos a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança no Piauí.

O CROO é o órgão responsável por recompor cargas de consumidores residenciais, industriais, hospitalares e outros, em toda a sua área de atuação acima descrita, com excelência reconhecida inclusive por Órgãos externos como o NOS (Operador Nacional do Sistema), ED-PI (Eletrobrás Distribuição do Piauí) e CEMAR (Centrais Elétricas do Maranhão), com a conquista por 02 anos consecutivos dos melhores indicadores de operação na Chesf.

Um Centro de Operação de Sistema eletro energético é uma fonte inesgotável de possibilidades de desenvolvimento de tecnologias para a operação de Sistema elétrico, de compartilhamento de conhecimentos e experiências com outros Agentes do Sistema Elétrico, e também com os docentes e discentes dos cursos de Engenharia Elétrica das diversas Faculdades públicas e particulares, onde esses últimos podem conhecer de perto e em loco, a Operação de Sistema Elétrico de Potência.

Executivo - Ao final da audiência pública, a deputada Flora Izabel (PT) adiantou que vai elaborar um documento, a ser enviado ao Ministério de Minas e Energias, aos deputados federais, senadores e ao governador do Estado Wellington Dias, com quem pretende conversar  para que a transferência do Centro de Operações para Fortaleza seja cancelada. “Estamos otimistas, mas as medidas precisam ser tomadas o quanto antes para que essa transferência não aconteça. O Centro de Operações da Chesf é muito importante para o estado”, disse a deputada Flora Izabel.

Fonte: Ascom CUT

Siga nas redes sociais
Socorro Silva

Socorro Silva

Socorro Silva é responsável pela Assessoria de Imprensa da CUT no Piauí

Compartilhe essa notícia: