Assembleia com trabalhadores do sistema urbano de Teresina


Assembleia com trabalhadores do sistema urbano de Teresina

Assembleia com trabalhadores do sistema urbano de Teresina Foto: Socorro Silva

Uma realidade muitas vezes desconhecida pela sociedade, e que o Sindicato dos Rodoviários vem de forma veemente trabalhando para mudar, buscando melhorias para a categoria, defendendo os seus direitos, lutando contra o retrocesso e as injustiças cometidas contra os trabalhadores, entre eles motoristas e cobradores.

SOCORRO SILVA - CUTPISocorro Silva - CUTPI

Dentre as pautas discutidas esteve o Direito do Passe Livre para Idosos (as) e Deficientes, destacando algumas observações de fatos que ocorrem no dia a dia, onde foi esclarecido através dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos dos (as) Idosos (as) – CMDI, através da Presidente Maria Auxiliadora Sampaio, e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRANS, e através do Diretor de Transportes Públicos Francisco Nogueira.

SOCORRO SILVA - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Durante a assembleia foi feito um debate sobre os direitos e deveres por parte dos trabalhadores, e dos usuários, de uma forma especial os (as) idosos (as), que também precisam ser conscientizados (as) do uso devido de seus Passes Livres, tendo em vista em que há muitos casos oriundos do uso incorreto desse documento que é de prioridade única do usuário, porem acaba em mãos de pessoas próximas aos (as) aos (as) mesmos, conforme comprovado. Tendo em vista aos fatos expostos uma Campanha de Conscientização está sendo construída com o objetivo de motivar para o uso correto dos Passes Livres, e dos Direitos e Deveres que precisam ser cumpridos pelos Trabalhadores, Usuários (as), e Idosos (as) no sistema de transporte da capital.

Feijão – Presidente do SINTETRO-PI “Esse momento de dialogo foi pensado com base na realidade dos trabalhadores do sistema urbano de Teresina, onde a mesma precisa ser mostrada de uma forma ampla, é preciso que a sociedade também se aproprie dos nossos direitos enquanto cidadãos trabalhadores que somos, são grandes os nossos desafios na rotina do dia a dia, mas a conscientização de todos e de todas é necessária para que possamos fazer as melhorias acontecerem, e a união é fundamental, deveres e direitos dos motoristas e cobradores tem que ser respeitados, assim como também estamos cientes que respeitamos os direitos dos usuários, estamos somando para a construção dessa grande campanha para que possamos ver o transporte da capital avançar e ser um exemplo”. Citou.

SOCORRO SILVA - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Maria Auxiliadora – Presidente do CMDI “Os idoso” (as) tem os seus direitos, mas precisam também entender que existem regras no transporte que precisam ser respeitadas, não é porque são idosos (as) que não  possam ser chamados à atenção quando cometem erros, as coisas devem funcionar a beneficio de todos (as), e a conscientização é importante, não podemos ignorar a falta de educação que acontecem, o desrespeito às normas que são impostas no transporte sejam eles quais forem, e para isso é preciso que os órgãos responsáveis pela fiscalização venham fazer parte dessa campanha, tendo em vista que uma parte das denuncias registradas contra motoristas e cobradores nem sempre são “verdadeiras”. Disse.

Segundo Auxiliadora, repassar o Cartão de Passe Livre a outra pessoa é “CRIME”, pois é um documento intransferível. A presidente do CMDI destacou ainda que “um dos maiores problemas atuais durante o uso do transporte público de Teresina, e de outras capitais, é da falta de uso devido das catracas, onde em sua maioria os (as) idosos (as) insistem em não querer passar por elas, isso muitas vezes ocasiona um fluxo muito grande de concentração dos mesmos próximos aos motoristas, sem contar que não há assentos suficientes para demandas que ocorrem, ficando os mesmos em pé sem ter uma forma correta de garantir a sua segurança, o que pode ocasionar acidentes durante o percurso, e através disso acabam culpando os trabalhadores, que já fazem o que está ao seu alcance para transportar da melhor forma tantos idosos(as), deficientes e crianças, mas para isso é necessário à compreensão por parte desses (as) usuários (as), cada um (a) cumprir o seu papel”. Concluiu.

SOCORRO SILVA - CUT-PISocorro Silva - CUT-PI

Francisco Nogueira – STRANS “Existem a toda hora denuncias contra motoristas e cobradores vindas através de idosos (as), mas estamos acompanhando a realidade desses profissionais do transporte de Teresina, sabemos que existem direitos e deveres de ambas as partes, e essa campanha é fundamental para que se possa sanar os problemas que surgem, é preciso que tenhamos consciência que a “EDUCAÇÃO” é um denominador comum, e a sua ausência é quase que constante em nosso meio de um modo geral, salvaguardando os trabalhadores, essa campanha vem para criar mecanismos de melhorias para todos (as), não só voltados para os (as) idosos (as). A sociedade precisa respeitar os trabalhadores do sistema de transporte, eles são os responsáveis em transportar vidas, e possuem as suas vidas também”. Disse.

Após a explanação dos convidados (as), seguiu-se a assembleia em dois turnos que discutiu junto à categoria sobre jovem aprendiz (cobrador), mensalidade associativa, dissidio coletivo, pagamento em dobro dos feriados, reclamações para solução de problemas nos pontos de integração também foram discutidos.

É IMPORTANTE QUE TODO TRABALHADOR DO SISTEMA DE TRANSPORTE PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS PRA SE FAZER VALER OS SEUS DIREITOS, E TIRAR SUAS DÚVIDAS!

Fonte: Socorro Silva

Siga nas redes sociais
Socorro Silva

Socorro Silva

Socorro Silva é responsável pela Assessoria de Imprensa da CUT no Piauí
Próxima notícia

Dê sua opinião: