Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Inovação: Além das expectativas

Confira as novidades do mundo automobilístico

Domingo - 20/10/2019 às 08:07



Foto: Divulgação Novo Toyota Corolla
Novo Toyota Corolla

As vendas do novo Toyota Corolla 2020, lançado no dia 12 de setembro, vêm superando as expectativas da fabricante japonesa. Nos primeiros quinze dias de comercialização do modelo, as concessionárias de todo o Brasil receberam quase 6 mil pedidos de clientes e já fizeram cerca de dois mil e quinhentos emplacamentos, sendo duas mil e cem unidades com o motor 2.0L Dynamic Force e quatrocentas híbridas, correspondentes à produção até agora recebida da fábrica de Indaiatuba (SP). 

A demanda superou em cerca de 30% a estimativas da Toyota do Brasil para o período inicial de lançamento do modelo em ambas versões. Para o lançamento comercial, cento e vinte e duas concessionárias reuniram quase trinta mil pessoas, que puderam conhecer todas as novidades do sedã médio líder de vendas no mundo. “Estamos entusiasmados com a receptividade do nosso campeão de vendas e de ver que os consumidores entenderam a proposta de valor do novo Corolla tanto na versão com o novo e tecnológico motor 2.0L Dynamic Force de injeção direta quanto na inédita híbrida flex. Nossa fábrica ainda está em fase de crescimento de produção da nova geração e seguiremos trabalhando para atender a todos os pedidos”, afirma Vladimir Centurião, diretor de Marketing, Vendas e Pós-Venda da Toyota do Brasil.
Ford EcoSportMeio milhão da nova geração

A Ford comemorou a produção de 500 mil unidades do EcoSport de segunda geração na fábrica de Camaçari, na Bahia, lançada em 2012. Se enfileirados, esses veículos formariam uma linha contínua de 2.134 quilômetros, a mesma distância de São Paulo a Recife. Desse total, 59% foram destinados ao mercado interno e 41% exportados para países como Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia. 

Primeiro veículo global desenvolvido no Brasil pela Ford, o EcoSport atualmente é fabricado também na China, Índia e Romênia para venda em mais de cento e cinquenta países. Desde a chegada da nova plataforma, o SUV já passou por uma grande renovação. Na linha 2018, mudou totalmente o trem de força, com a introdução do motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros com 137 cavalos e a transmissão automática de 8 velocidades com conversor de torque. Ganhou ainda a versão Storm, com motor 2.0 Direct Flex, tração 4WD e transmissão automática. 

Na linha 2020, apresentada este ano, o EcoSport trouxe a versão Titanium sem estepe na traseira com tecnologia de pneus “run flat”, que rodam até oitenta quilômetros mesmo com furo. A gama se completa com os modelos SE e FreeStyle 1.5 com transmissão manual ou automática e Storm 2.0 4WD automática. “O EcoSport é um produto moderno e marcante, que criou um novo conceito no mercado e conta com clientes fiéis. Prova disso são os fã-clubes que ele tem nas redes sociais, como o Família EcoSport, que há dois anos organiza encontros e conta com mais de 2.500 membros em todo o Brasil”, diz Daniel Sinzato, gerente de Marketing de Produto da Ford.
 futuro Volvo XC40 elétricoSegurança eletrizante

O avanço dos carros elétricos constitui a maior mudança na história do automóvel. Pela primeira vez em mais de um século, os carros se movem sem um motor a gasolina ou a diesel e têm uma bateria no chão, mudando o veículo em sua essência. Com a introdução do próximo SUV XC40 totalmente elétrico no próximo mês, a Volvo Cars não está apenas lançando seu primeiro carro totalmente “verde”, na verdadeira tradição Volvo, como também está introduzindo um dos modelos mais seguros na estrada, apesar de um novo conjunto de desafios apresentado pela ausência de um motor de combustão interna.

 “Independentemente do que impulsiona um carro, seja uma máquina elétrica ou um motor de combustão, um Volvo deve ser seguro. O XC40 totalmente elétrico será um dos carros mais seguros que já construímos”, comenta Malin Ekholm, chefe de segurança da Volvo Cars. Para ajudar a preservar os passageiros e a bateria intacta em caso de colisão, a fabricante sueca desenvolveu ainda uma estrutura de segurança nova e exclusiva para os ocupantes e a bateria no XC40. A bateria é protegida por uma gaiola de segurança que consiste em uma estrutura de alumínio e foi incorporada no meio da estrutura da carroceria do carro, criando uma zona de deformação interna ao redor da bateria. A Volvo Cars revelará mais detalhes sobre o XC40 nas próximas semanas, antes de ser exibido ao público em 16 de outubro.
 futuro Volvo XC40 elétricoConceito urbano

A Nissan revelou o IMk, um conceito que reúne design elegante, tecnologias de ponta e a poderosa aceleração da motorização elétrica em uma carroceria compacta para criar a “última palavra em carro compacto urbano”, segundo a fabricante oriental. O carro 100% elétrico dá pistas sobre a nova direção da linguagem estilística da companhia e como ela ajuda a dar vida à Nissan Intelligent Mobility – a visão da marca para mudar a forma como os veículos são propulsionados, conduzidos e conectados à sociedade. O conceito tem apenas 3,43 metros de comprimento, 1,51 metro de largura e 1,64 metro de altura.

 “Poderíamos ter deixado a cabine do IMk com superfícies planas apenas, o que poderia ter resultado em mais espaço físico. Mas se tivéssemos feito isso, poderíamos ter perdido parte de sua beleza, e não queríamos seguir essa linha. O IMk nunca teve o objetivo de ser mais espaçoso do que um carro pequeno tradicional. A ideia era estar um nível acima, como um parceiro estiloso que oferece aos ocupantes um espaço elegante para se curtir”, explica Satoru Tai, diretor-executivo de design na Nissan. Imersos nessa visão, os designers e engenheiros estudaram o segmento automotivo predominante no Japão e que tem se tornado tendência em todo o mundo: o compacto urbano. Para atender às exigências dos clientes em termos de conectividade e condução ágil, se encaixando em uma grande variedade de necessidades e estilos de vida, a Nissan partiu para a criação de um carro urbano que pudesse se destacar diante de qualquer outro modelo do segmento.

 Nissan IMk

Fonte: Daniel Dias Agência AutoMotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: