Blog do Fábio

Chegou a hora: shoppings retomam


Vamos às compras ou a um passeio pelo shopping?

Vamos às compras ou a um passeio pelo shopping? Foto: Divulgação

O governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina estabeleceram o dia 04 de agosto como data para reabertura dos shoppings da capital. Para receber os clientes, o Teresina Shopping adotou um rígido Plano de Segurança Sanitária e funcionará inicialmente em horário especial: de terça-feira à sexta-feira, das 14h às 20h.

 

As lojas de alimentação, academia, salões de beleza, serviços de estética, recreação e cinema não abrirão neste primeiro momento. Já as atividades consideradas essenciais como lotérica, bancos e farmácias, continuam funcionando nos dias e horários determinados pelos decretos municipais e estaduais.

 

O plano de segurança foi feito seguindo todas as orientações dos órgãos da saúde e de profissionais da área sanitária e visam a contenção da Covid- 19 e a segurança de clientes e colaboradores. As ações preventivas começam antes mesmo dos clientes entrarem no local. No Teresina Shopping, o investimento em tecnologia é um dos principais aliados no combate ao coronavírus.

 

“Nas cancelas de entrada foram instalados sensores de proximidade para liberação do cartão de estacionamento, eliminado a necessidade de toque. Ainda nas cancelas e também nas portas de entrada, existe a sinalização sobre o uso obrigatório de máscaras e os principais cuidados para prevenção da Covid-19”, explica Icelmária Cerqueira, gerente de operações do Teresina Shopping.

 

Já nas portas de acesso foram instaladas pias com água e sabão para higienização das mãos, e sinalização de fluxo de entrada e saída do shopping. “Na entrada também há um medidor automático de temperatura. A inovação afere a temperatura corporal e verifica se o cliente está de máscara. Caso não esteja de acordo com o recomendado, a máquina indica que o acesso ao shopping não está liberado”, revela a gerente.

Durante a retomada, a entrada nas lojas também será controlada. “Todos os estabelecimentos receberam sinalização na vitrine sobre a quantidade máxima de clientes que devem permanecer dentro da loja, isso foi feito de acordo com a metragem do espaço”, esclarece Icelmária.

 

Espalhados pelos corredores do Teresina Shopping ainda existem pedal de gel 70% para higienização sempre que necessário. Dentro dos elevadores, também há dispenser de álcool e aviso de posicionamento interno. Além disso, foi adquirido um esterilizador, que atua como circulador de ar, dentro dos elevadores.

 

Nas escadas rolantes outro investimento em tecnologia. “Foram instalados esterilizadores com lâmpadas UVC que automaticamente esteriliza os corrimões das escadas, quem também possuem demarcação com indicativo de distanciamento de três degraus para cada cliente”.

 

Os cuidados com higienização também são constantes no Shopping e foram reforçados nas áreas comuns como banheiros, corrimãos, maçanetas, e caixas eletrônicos. Outra mudança é em relação ao fraldário, o empréstimo de carrinhos de bebês estão suspensos durante a pandemia.

 

Nas Praças de Alimentação as mudanças também são perceptíveis. O número de mesas e cadeiras foram reduzidos seguindo orientações de distanciamento seguro e os lugares agora são marcados e alternados. Todo o shopping está sinalizado com uma campanha educativa de uso de máscara e distanciamento seguro.

 

Para os colaboradores do Teresina Shopping também foram adotadas medidas preventivas. Existe pedal de álcool gel para higienização das mãos antes e após o registro de ponto eletrônico, além de avaliação de saúde com aferição de temperatura e oxigenação. “No refeitório de funcionários, as janelas estão sempre abertas e foram instalados placas de acrílico nas mesas e os bebedouros com bico de jato foram isolados. Para uma proteção ainda maior, o uso de máscaras e face shield é obrigatório durante o atendimento à clientes e também aos lojistas”, pontua explica Icelmária Cerqueira.

******

Fábio Teles com Ivana Machado

//// Ícone Comunicação

CAMINHAS PETS COM PNEUS RECICLADOS

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: