Blog do Fábio

Blog do Fábio

Arte da Palavra tem oficinas pela plataforma Microsoft Teams

“Dirceu Arcoverde – Esperança interrompida”, a ser lançado, conta a trajetória do ex-governador e ex-senador piauiense

Fábio Teles

Segunda - 07/09/2020 às 11:34



Foto: Divulgação “O Universo de Mini Livros”, por Cláudia Gonçalves, presença no evento
“O Universo de Mini Livros”, por Cláudia Gonçalves, presença no evento

 

As oficinas “O Universo das Histórias Africanas”, por Keydson Costa (PA) e “O Universo de Mini Livros”, por Cláudia Gonçalves,  abrem a programação do projeto Arte da Palavra. As oficinas serão realizadas, simultaneamente, a partir das 14h  pela plataforma Microsoft Teams.


Quem deseja participar do projeto deve fazer a inscrição, de 8 a 11 de setembro nos links abaixo. As oficinas ocorrerão simultaneamente, com transmissões de Teresina e Parnaíba.  

 

 

Por conta das medidas de isolamento social, as oficinas serão online, na plataforma Microsoft Teams. As ações do Arte da Palavra acontecem nos meses de setembro, outubro e novembro, de forma remota, transmitidas de Teresina, Parnaíba e Floriano.

 

 

Universo das Histórias Africanas

 

Na oficina “O Universo das Histórias Africanas” serão trabalhadas músicas, pinturas, brincadeiras e símbolos negros. Abordará como e quais histórias trazem o conteúdo do universo africano com suas memórias e símbolos representativos, com novos conceitos culturais e sociais, destacando os valores de representatividade da história do povo negro.

 

“Vamos trabalhar textos teóricos, histórias orais e escritas que abordam o universo negro afro-brasileiro e africano; observaremos materiais presentes em diversas redes sociais que envolvam a cultura negra, como: músicas, vídeos e textos relacionados ao tema. Será, ainda, discutida a relevância desses materiais e recursos, e se de fato eles estão disponíveis de maneira benéfica ou se são um limitador para construção de uma linguagem combativa ao racismo”, explica Keydson Costa.

 

 

Sobre Keydson Costa

Contador de histórias há 17 anos e professor de ensino religioso.

 

    

 

Mini Livros

Ensinar a arte de construir mini livros, que poderão ser escritos e ilustrados. O principal intento é, sobretudo, estimular a criação, exercitando os sentidos, a concentração e o interesse pelo objeto-livro. Na era da leitura rápida, em que a tecnologia ganha cada vez mais espaço, a ideia é não deixar que se perca o encantamento de manusear o livro. O participante se envolve com o corte preciso das mini páginas, a confecção da capinha, o cuidado com a letra e desenhos, o que prende sua atenção, permitindo uma conexão intensa até a finalização do projeto.

 

 

Sobre Cláudia Gonçalves

Gaúcha, poetisa, artista visual e artesã. Possui ampla trajetória poética. Coordenadora de Publicações do Proyecto Cultural Sur/Brasil, coordenadora do projeto “Poeta, mostra tua cara na escola” e assessora de Coordenação do Congresso Brasileiro de Poesia. Membro da Casa do Poeta Rio-Grandense, da Casa do Poeta Camaquense e cônsul do movimento “Poetas del Mundo”, Porto Alegre – RS.

 

Ministra oficinas [talleres_workshops] em bienais, feiras de livros, escolas, ONGs e centros culturais, além de compor o movimento, “Poetas Pela Paz e Justiça Social”.

 

Em sua trajetória poética, tem algumas parcerias musicais, participou de mais de quarenta antologias, tem poemas publicados em vários sites, jornais, revistas, e-books, entre outros. Muitos foram traduzidos para o inglês, o italiano o espanhol e o francês. Tem trabalhos publicados em Portugal, Moçambique, Argentina, Peru, Colômbia e Chile.

 

 


Oficina – 14 a 18/09 – 15 às 17h

Oficina: O Universo das Histórias Africanas  

Ministrante: Keydson Costa 

Plataforma Microsoft Teams 

Público alvo: Professores, estudantes, bibliotecários(as) e público em geral 

Faixa etária: a partir de 15 anos 

Inscrição: 08 a 11/09 no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzeyxs4gEVpLGQJs_BL92eE5FGqTV6KWgQA2cgvgtaF9gmjA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Informações: (86) 3230-9915 

 

 

Oficina – 14 a 18/09 – 14 às 16h

Oficina: O Universo de Mini livros

Ministrante: Cláudia Gonçalves

Plataforma Microsoft Teams 

Público alvo: Escritores, Estudantes, Contadores de Histórias, Professores, Bibliotecários e o público em geral

Faixa etária: a partir de 14 anos 

Inscrição: 08 a 11/09 no link

 

https://docs.google.com/forms/d/1XDumaRZMxttGYzi-qHQe5QOCqtUYtylj3sAbb-NcNeU/edit

Informações: (86) 3230-9910 

PEDIDO---

Mesmo que a solicitação de ofício feito pelo organizador de eventos e produtor cultural Antoniel Ribeiro não seja atendido pelas nossas autoridades, para que sejam liberados eventos até 100 pessoas na capital, os bares e restaurantes já deram início com seus números quase chegando a isso.

Em cada bar e restaurante desse dia de 7 de Setembro avistei pelo menos 30, 40 pessoas sentadas, em mesas próximas ou não...

Logo o negócio se estabiliza "na marra", queira sim, queira não, como hoje recebi notícias que em outras capitais e municípios o fervor já foi recomeçado. Nas praias e fora delas.

Sem contar os bairros de THE  (principalmente os mais populosos) a lei nunca foi integral - sabe-se disso.

Agora de uma coisa é certa: "salve-se quem puder..." como sempre foi dito.

RELÍQUIA

ACIMA, o então governador Dirceu - que se estivesse n´ps ainda seria uma grande notoriedade - astuta - política.

DIRCEU, A BIOGRAFIA - Hoje é a data de aniversário de nascimento do médico Dirceu Arcoverde. Nascido em 7 de setembro de 1925, em Amarante, ele faria 95 anos nesta segunda-feira. 

Faleceu inesperadamente em 16 de março de 1979, aos 53 anos, após sofrer um AVC quando fazia se discurso de estreia na tribuna do Senado.

Meu mais novo livro, “Dirceu Arcoverde – Esperança interrompida”, a ser lançado nos próximos dias, conta a trajetória profissional e política do ex-governador e ex-senador piauiense.

ÍCONES na política com destaques pelas suas diversidades

PUXANDO o  post  de Beth Cuscuz nesse dia de 7 de Setembro da pré-candidata a Vereadora de Teresina @eubethcuscuzoficial

Que pela sua história é um dos nomes que fazem parte do folclore político e empresarial - e agora na política.

***

Quem também retoma a cena política é a atriz, organizadora de eventos e ativista Safira Bengell. Que se lança mais uma vez como pré-candidata a vereadora de Teresina.

A TV Antena 10 regressa com o programa Sábado Maior às 13h de sábado - tendo apresentação do "star" televisivo Mariano Marques.

Talk-show com fórmula de sucesso de muitos anos, que agora é inspiração de outros programas nesse período de pandemia. Não posso dizer pós-pandemia,  pois a peste do coronavirus não se findou...

TSHIRTS - as camisas personalizadas da marca Caminhas Pets Cães e Gatos já circulando. O colunista do blog aproveitou e já usa a sua nesse dia 7 de setembro

@caminhaspetscaesegatos

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: