Blog do Brandão

Blog do Brandão

Temendo bloco de Wellington Dias, Ciro quer jogar com JVC como candidato da oposição

O empresário já foi testado nas urnas como candidato da oposição e foi derrotado; Ciro tem demonstrado receio em enfrentar o "paredão" de Wellington Dias

Por Luiz Brandão

Quarta - 17/03/2021 às 00:19



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Wellington foi o maior responsável pela ida de JVC ao Senado
Wellington foi o maior responsável pela ida de JVC ao Senado

O empresário e ex-senador João Vicente Claudino (PTB) poderá ser o candidato a governador do Piauí pelo grupo de oposição aos atuais ocupantes do Palácio do Karnak, caso o senador Ciro Nogueira (Progressista) desista da disputa no próximo ano. O ex-aliado estaria com medo de enfrentar o "Paredão" de Wellington Dias.

Esse quadro está sendo desenhado por causa da disputa da Presidência da República. Ciro sonha em ser o candidato a vice-presidente na chapa do presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Mas tudo vai depender do cenário político que se formará até o final deste ano, porque a situação de Bolsonaro está se tornando muito complicada com queda constantes de popularidade nas pesquisas de opinião pública.

Ciro acompanha desgaste de Bolsonaro

O desgaste de Bolsonaro vem ocorrendo,  sobretudo, pela desastrosa gestão da saúde durante toda a pandemia e os contantes escândalos, de todos tipos, envolvendo amigos, aliados e, principalmente, os filhos do presidente. E o senador piauiense.

Números de umas das últimas pesquisas mostram Bolsonaro desmanchando na opinião pública e Ciro Nogueira sabe dissoMas Ciro Nogueira não tem nada a perder. Mesmo que venha ser candidato da chapa do capitão e seja derrotado, vai continuar senador e com seu partido e o chamado Centrão vai continuar se nutrindo no governo até o fim. E pra ele ir pra outro governo não é difícil. Pra políticos como Ciro ruim mesmo é ficar na oposição.

Em saindo para compor a chapa com Bolsonaro o senador sai da disputa pelo governo e JVC, que deverá ir para o Progressista, partido de Nogueira, assumiria a candidatura de governador e teria uma mulher do PSDB como candidata e vice-governadora.

Nesta formação do grupo de oposição para enfrentar o bloco do governador Wellington Dias, do PT, o senador Elmano Ferrer, tio de JVC, agora também no Progressistas e fiel aliado de Jair Bolsonaro, larga o Senado e vai disputar uma vaga uma vaga de deputado federal, com ele próprio já anunciou. 

Não custa lembrar que Elmano, como o sobrinho João Vicente e Ciro Nogueira só chegaram ao Senado porque estavam no palanque do PT, com Wellington Dias, Lula, Dilma Roussef e Fernando Haddad, de quem hoje são adversários e críticos.

Ciro Nogueira demonstra ter receio de enfrentar Wellington Dias nas urnasToda essa movimentação tem um só objetivo: derrotar a liderança politica de Wellington Dias. João Vicente não pode esquecer, no entanto, que, até agora, ele o tio Elmano só elegeram pegando carona na popularidade do petista. Ambos foram senadores na chapa liderada pelo atual governado do Piauí.

No início desta semana, JVC mostrou que está praticamente decidida e filiação dele ao Progressistas, partido presidido pelo senador Ciro Nogueira, com que JVC se reuniu na segunda-feira (15).

João Vicente disse que recebeu o convite de Ciro e ficou muito feliz até pela amizade que têm. Disse que construiu caminho na politica junto com o senador e que a possibilidade de se filiar ao partido dele é grande. "É um grande partido, tem uma grande bancada e tem compromisso com as pessoas”, diz JVC, para quem o candidato natural do Progressistas a governador do Piauí é o senador Ciro Nogueira.

JVC já foi testado na oposição e perdeu

O empresário João Vicente Claudino, o JVC, tem 58 anos, completados no mês passado. É rico e  um tipo "gente boa", sem arestas. Já foi senador pelo PTB. Ele foi testado nas urnas apenas duas vezes. A primeira, em 2006, ao lado do petista Wellington Dias, foi eleito senador. Em 2010, contra o grupo do petista ficou em terceiro lugar na disputa para o governo do estado. Obteve 337.028 votos, o equivalente a  21,54% dos votos válidos.

Resultado das eleições para governador do Piauí em 2010

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: