Blog do Brandão

Blog do Brandão

MULHERES NO PODER

Reitora da UFPI será nomeada até 20 de outubro; mandato vai até 20 de novembro de 2028

Pela lei, nomeação deve ocorrer 30 dias antes do fim do mandato do atual reitor, que termina em 20 de novembro

Por Luiz Brandão

Quarta - 29/05/2024 às 12:28



Foto: Fotomontagem Piaui Hoje Lívia Nery, Nadir Nogueira e Flávia Lorenne disputam a reitoria da UFPI
Lívia Nery, Nadir Nogueira e Flávia Lorenne disputam a reitoria da UFPI

A nomeação da futura reitora da Universidade Federal do Piauí - UFPI, deverá ocorrer até o dia 20 outubro de 2024, porque o mandato do atual reitor, Gildásio Guedes, termina no dia 20 de novembro. Três mulheres estão na disputa: as professoras Nadir Nogueira, Lívia Nery e Flávia Lorenne. O mandato da futura reitora vai terminar em novembro de 2028.

De acordo com o calendário do Conselho Universitário, a lista tríplice com os nomes das candidatas que disputaram a eleição para Reitoria será encaminhada à Presidência da República no início de julho, quando terminam todos o prazos para apreciação de recursos jurídicos e administrativos contra o resultado do pleito.

Os nomes serão encaminhados pelo Conselho Universitário, presidido pelo atual reitor Gildásio Guedes, à Presidência da República. Os nomes são avaliados por uma equipe do Ministério da Educação e uma das três será nomeada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. 

Pelo resultado da eleição, a primeira colocada na lista é professora Nadir Nogueira. A segunda é a professora Flávia Lorenne e a terceira a professora Lívia Nery. O presidente Lula, historicamente, tem nomeado os primeiros colocados nessas listas tríplice, respeitando a vontade da maioria. 

Tres chapas disputaram os votos dos professores, técnicos e alunos. A Chapa 1 foi liderada pela professora Lívia Nery. A Chapa 2 teve à frente a professora Nadir Nogueira e a  Chapa 3 foi comandada pela professora Flávia Lorenne.

A eleição ocorreu dia 15 de maio. Houve votação em Teresina e no interior do Estado. A Chapa 2 foi avencedora, obteve 5.373 votos. A segunda colocada foi a Chapa 3, que recebeu 3.818 votos. A Chapa 1 foi a terceira colocada com 2045 votos. As chapas 1 e 3 eram consideradas da situação e a Chapa 2 de oposição à atual administração da UFPI.

Mandato do reitor Gildásio Guedes termina dia 20 de novembro de 2024

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: