A nomeação da futura reitora da Universidade Federal do Piauí - UFPI, deverá ocorrer até o dia 20 outubro de 2024, porque o mandato do atual reitor, Gildásio Guedes, termina no dia 20 de novembro. Três mulheres estão na disputa: as professoras Nadir Nogueira, Lívia Nery e Flávia Lorenne. O mandato da futura reitora vai terminar em novembro de 2028.
De acordo com o calendário do Conselho Universitário, a lista tríplice com os nomes das candidatas que disputaram a eleição para Reitoria será encaminhada à Presidência da República no início de julho, quando terminam todos o prazos para apreciação de recursos jurídicos e administrativos contra o resultado do pleito.
Os nomes serão encaminhados pelo Conselho Universitário, presidido pelo atual reitor Gildásio Guedes, à Presidência da República. Os nomes são avaliados por uma equipe do Ministério da Educação e uma das três será nomeada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Pelo resultado da eleição, a primeira colocada na lista é professora Nadir Nogueira. A segunda é a professora Flávia Lorenne e a terceira a professora Lívia Nery. O presidente Lula, historicamente, tem nomeado os primeiros colocados nessas listas tríplice, respeitando a vontade da maioria.
Tres chapas disputaram os votos dos professores, técnicos e alunos. A Chapa 1 foi liderada pela professora Lívia Nery. A Chapa 2 teve à frente a professora Nadir Nogueira e a Chapa 3 foi comandada pela professora Flávia Lorenne.
A eleição ocorreu dia 15 de maio. Houve votação em Teresina e no interior do Estado. A Chapa 2 foi avencedora, obteve 5.373 votos. A segunda colocada foi a Chapa 3, que recebeu 3.818 votos. A Chapa 1 foi a terceira colocada com 2045 votos. As chapas 1 e 3 eram consideradas da situação e a Chapa 2 de oposição à atual administração da UFPI.