
O Partido dos Trabalhadores - PT, poderá eleger até sete vereadores em Teresina nas eleições de 2024. A vitória de seis já é dada como certa, caso o partido caminhe unido e receba o apoio esperado dos seus maiores líderes: o presidente Lula, o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles.
Pela contagem de importantes dirigentes petistas, o partido reelege os três atuais vereadores e colocará pelo menos três nomes novos na Câmara. Um quarto nome novo nesse time vai depender do desempenho dos candidatos durante a capanha.
O apoio do governador Rafael Fonteles terá peso significativo no desempenho dos petistas em Teresina. Ele, sozinho, pode eleger pelo menos dois novos vereadores na capital. O apoio do presidente Lula e do ministro Wellington Dias também será muito importante.
Também deverá pesar para o aumento da bancada de vereadores do PT em Teresina o desempenho do candidato a prefeito, deputado Fábio Novo, que há meses vem buscando apoio dentro e, principalmente fora do partido. Ele tem conversado com lideranças políticas que eram ligadas ao saudoso prefeito Firmino Filho.
No PT, há quem diga que a chapa dos sonhos seria formada tendo a deputada Bárbaro Soares, a "Bárbara do Firmino" como vice de Fábio Novo. Mas é só sonho. O vice do PT deverá ser mesmo do MDB do vice-governador Themístocles Filho.
Mas não há nada definido em relação a formação da chapa petista, que contará com 30 candidatos a vereador, incluindo candidatos dos partidos que formam com o PT uma federação partidária: PCdoB e PV.
Aumentar a representatividade do partido na capital é uma das metas da atual direção e dos petistas. O PT tem atualmente a maior bancada de vereadores que já conseguiu eleger em Teresina: três no total (Edilberto Borges, o "Dudu", Deolindo Moura e Euzuila Calisto).
