Blog do Brandão

Blog do Brandão

Polícia de bicicleta pode salvar vidas, mas a ignorância e o preconceito só matam

As bicicletas são usadas por polícias em várias cidades do mundo, mas a ignorância e o preconceito prejudicam o desenvolvimento da humanidade

Por Luiz Brandão

Sábado, 09/04/2022 às 22:49



Foto: PM/DF Policiais da cidade do Guiará e de Brasília, no DF, usam bicicletas para trabalhar em parques e ruas com aglomeração
Policiais da cidade do Guiará e de Brasília, no DF, usam bicicletas para trabalhar em parques e ruas com aglomeração

No início da semana passada, adversários e críticos do governo e do PT fizeram o maior alarido e debocharam porque a governadora Regina Sousa orientou o novo comandante da PM do Piauí, coronel Scheiwann Lopes a fortalecer o policiamento ostensivo usando todo tipo de veículo possível, incluindo bicicletas.

Em todo o mundo, policiais usando bicicletas para garantir segurança em praças, parques e outros logradouros públicos é muito mais comum do que essa gente desinformada e preconceituosa pensa. 

O ciclopatrulhamento, segundo estudos, aproxima os policiais da comunidade e das pessoas comuns. A bicicleta é silenciosa e serve até para ativar o "fator surpresa" contra os criminosos. 

Além disso, em todas as grandes e mais civilizadas cidades do planeta é cada vez maior o uso da bicicleta como meio de transporte, como esporte e como exercício para melhorar a forma e a saúde das pessoas. E isso tudo faz bem aos próprios policiais.

As críticas a esse tipo de veículo para policiamento são todas por desinformação, ignorância, preconceito, má fé ou mesmo puro mal-caratísmo. E o pior: são feitas por quem nunca levantou uma palha para colaborar com a segurança ou outras áreas carentes do Estado. 

Essa críticas e picuinhas sempre partem de pessoas ou grupos que não aceitam o fato do estado ser governado por uma mulher, negra e de origem pobre; pessoas que jamais engoliram o fato de gente da classe operária ter chegado ao poder.3

No Brasil, essa gente ainda quer que o poder seja uma exclusividade do patriarcardo, das castas, dos ricos, dos brancos, dos velhos oligarcas conservadores e atrasados.
Mas ai vem a lembrança da frase do grande técnico Zagalo: vão ter de engolir!!!

Policiamento de bike pelo Brasil

Em boa parte do País as polícias já usam bicicletas para algum tipo de patrulhamento. Elas são muito vistas em ruas, praças e parques do Distrito Federal e de cidades  dos seguintes estados:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Sergipe
- Paraíba
- Paraná
- Pará
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins

No exterior não é diferente. As patrulhas de bicicleta fazem parte de uma iniciativa nacional na Guatemala para melhorar as relações entre a comunidade e a polícia e manter moradores e turistas a salvo do crime.

Em Nova Iorque e centenas de outras cidades dos Estados Unidos as bikes se destacam no policiamento de rua. No Reino Unido, na Índia, na China, Canadá e na Rússia ocorre o mesmo.

A informação é a melhor vacina contra a ignorância. Para os que não sabem nada ou sabem pouco em relação ao assunto, sugerimos acesso aos links abaixo para mais informações sobre o uso da bicicleta no Brasil e pelo mundo afora.

https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-10/programa-do-governo-estimula-uso-da-bicicleta-no-brasil%3famp

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/especial-publicitario/em-movimento/noticia/sete-cidades-no-mundo-que-sao-modelos-de-mobilidade-urbana.ghtml

https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-08/vamos-de-bicicleta-conheca-cidade-com-um-unico-meio-de-transporte%3famp

https://inbec.com.br/blog/as-20-melhores-cidades-mundo-para-bicicletas-segundo-copenhagenize-2019

https://www.pedal.com.br/policial-a-paisana-de-bike-e-nova-arma-contra-finas-em-manchester_texto11747.html

https://e-moving.com.br/o-uso-de-bikes-pelo-mundo/

https://www.pmpr.pr.gov.br/Noticia/Patrulhamento-com-bicicletas-aproxima-policiais-da-populacao-durante-temporada

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/am/amazonas/noticia/de-bermuda-e-capacete-pms-tambem-usam-bicicletas-no-combate-ao-crime-em-manaus-e-um-estimulo-diz-soldado.ghtml

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: