
O governo do Piauí vai pagar um 14º salário a todos os professores e servidores administrativos das escolas estaduais que atingirem as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2025. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles nesta quinta-feira (27.03), em suas redes sociais. A premiação inclui ainda alunos que participarem da prova do Saeb, base para o cálculo do IDEB, com um salário mínimo por estudante.
"Todos vão receber o 14º salário caso atinjam a meta", afirmou Fonteles, ao lado do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira. O governador já havia adiantado a novidade em entrevista aos portais Piauí Hoje e Pensar Piauí na terça-feira (25.03), destacando que a medida visa reconhecer o esforço coletivo nas escolas.
Alunos também serão premiados
Além dos servidores, os estudantes das unidades que cumprirem as metas receberão pelo menos um salário mínimo — seguindo modelo adotado em 2024, quando 50 alunos da rede estadual com melhores notas no Enem foram contemplados. Nesta quinta, o Palácio de Karnak sediou a cerimônia de premiação desses jovens. Cada um recebeu R$ 1.518,00 (salário mínimo).
Destaque nacional
O Piauí tem avançado em indicadores educacionais. No Enem de 2024 o estado liderou o ranking de redações acima de 950 pontos entre todos os estados, com 188 alunos da rede pública alcançando a marca — alta de 56,6% em relação a 2023 (120 estudantes).
O desempenho reflete uma tendência de melhora, embora o Brasil ainda enfrente desafios na educação básica. Dados do IDEB 2022 mostram que apenas 26,3% das escolas públicas do ensino médio cumpriram as metas nacionais.
Reconhecimento e incentivo
Para o secretário Washington Bandeira, a premiação é um "grande incentivo" ao trabalho nas escolas. A medida se estenderá às Gerências Regionais de Educação (GREs) que baterem seus objetivos. "É o governo valorizando quem faz a educação avançar", reforçou.
O professor e ex-secretário estadual da Educação, Antônio José Medeiros, elogiou a iniciativa do governo. "A medida do Piauí surge como um modelo de incentivo em um cenário nacional que demanda políticas efetivas para elevar a qualidade da educação. Agora, o desafio será monitorar os resultados e replicar boas práticas", disse Antônio José.
