Blog do Brandão

Mensagem aos deputados com QR Code inicia gestão do "governo digital" no Piauí


Rafael Fonteles lê sua mensagem aos deputados

Rafael Fonteles lê sua mensagem aos deputados Foto: Arquivo do Piauí Hoje

O Governo do Estado inovou no envio e na apresentação da mensagem anual do Poder Executivo ao Legislativo. Nesta quinta-feira (02), além da versão impressa, o documento com o balanço das ações do Estado em 2022 e com as metas para 2023 foi entregue a cada um dos deputados num cartão com Código QR (QR Code) para que o conteúdo também possa ser acessado pelo telefone celular.

Foi uma ótima sacada do pessoal que cuida do Marketing do Governo. Com isso, o governador Rafael Fonteles começou a mostrar, na prática (e pela Comunicação), que está disposto a fazer, no Piauí, o primeiro governo totalmente digital do país com uso das mais novas tecnologias da informação.

Considero que a forma como a mensagem foi apresentada aos deputados é tão importante quanto o conteúdo dela, pois também revela que, ao mesmo tempo em que inicia um governo de continuidade, Fonteles inaugura um novo estilo de gestão, dando ênfase ao uso de novas ferramentas da comunicação.

O envio e leitura da mensagem na Assembleia é uma formalidade, uma espécie de prestação de contas do governo ao Legislativo. O documento é elaborado pela Secretaria Estadual de Planejamento - Seplan, com base em dados de todos os órgãos do governo. Nele está um balanço das ações do no ano anterior e as metas e perspectivas para o ano em curso.

Técnicos da Seplan garantem que todo o conteúdo da mensagem está alinhado com o planejamento do atual governo. As principais metas são buscar avançar na modernização, atrair novos investimentos, realizar políticas públicas para os que mais precisam, otimizar investimento e avançar ainda mais na melhoria da infraestrutura do estado.

Cartões com QR Code foram entregues aos deputados

De acordo com o jornalista Mussoline Guedes, coordenador de Comunicação do Estado, neste ano, seguindo orientação do governador, a versão impressa da mensagem se restringiu a 50 exemplares, dando inicio à política de "governo digital". A iniciativa, além da economia de dinheiro, contribui na questão ambiental, evitando o uso de papel.

"Os deputados e as demais pessoas que foram à Assembleia Legislativa para leitura da mensagem do governador receberam só um cartão com o QR Code que já leva para o site da Seplan, onde a mensagem está na forma digital, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo", disse Mussoline.

É bom lembrar que a ideia de tornar o governo do estado totalmente digital foi uma das metas defendidas pelo então candidato a governador, Rafael Fonteles, nos debates dos grupos temáticos montados antes da campanha eleitoral do ano passado para elaboração Plano de Governo.

Em todos os grupos ficou clara a necessidade do estado avançar na sua modernização com o uso das mais novas tecnologias disponíveis em todas as áreas na era da Internet.

Ressalta-se, no entanto, por dever de justiça, que a busca por essa modernização do estado já vinha sendo feita nas gestões do ex-governador Wellington Dias.

Versões antigas das mensagens do governo ao LegislativoConteúdo da mensagem

Ao ler sua mensagem anual aos deputados, o governador Rafael Fonteles (PT) falou das metas do governo e garantiu que serão criados 80 mil novos empregos no Piauí na sua gestão. Ele disse também que a melhoria da qualidade dos serviços públicos e a inclusão serão prioridades.

“Geração de emprego e renda significa não só desenvolvimento econômico, mas sim, redução da desigualdade social, com oportunidades para todos e todas, visando ao bem-estar e à qualidade de vida da população mais carente e vulnerável” disse o governador.

A educação foi destacada como a base da transformação que Rafael almeja para o Piauí. “Chegaremos a pelo menos novas 100 escolas de tempo integral no Estado; queremos ainda duplicar as matrículas e incrementar o ensino profissionalizante, qualificando os jovens para o mercado de trabalho. Não podemos esquecer ainda da Universidade Estadual do Piauí, com o olhar de quem sabe sua importância para o desenvolvimento educacional e científico do Estado” disse.

Cuidar das pessoas é outra prioridade da gestão de Rafael. “A proteção da criança, do idoso, da mulher, das raças, de portadores de deficiências, da comunidade LGBTQIAP+ contra todo tipo de discriminação e violência, impõe medidas enérgicas e exemplares via casas de acolhimento e delegacias especializadas” declarou Fonteles.

O governador lembrou também que os micro e pequenos empreendedores terão atenção especial do governo, com oferta de crédito, assistência técnica e modernização com o mundo tecnológico. Anunciou ainda a busca por investidores que desejem se instalar no Piauí.

Na mensagem Rafael também destacou que a Segurança Pública deve ganhar um dos maiores reforços de pessoal da história. “O efetivo da Segurança Pública ganhará mais 4 mil novos policiais, com melhoria na infraestrutura, a Polícia Comunitária, reforçada com a tecnologia para a inteligência da Polícia” explicou Fonteles.

O governador anunciou que 1.600 novos policiais serão contratados já neste ano. Nos próximos três anos, a ideia é contratar novos 800 por ano. Atingindo, assim, a meta estabelecida no plano de governo.

O discurso mencionou também a importância do agronegócio e o desafio de entregar uma infraestrutura que facilite a logística de escoamento das safras produzidas no estado, como rodovias e ferrovias. Rafael ressaltou o potencial turístico do Piauí e o plano de incluir o estado nas rotas turísticas nacionais e internacionais.

O QR Code com a mensagem do governador Rafael Fonteles aos deputados

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Próxima notícia

Dê sua opinião: