
A ex-deputada federal e ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, defende o senador Ciro Nogueira (PP), da acusação de que ele estaria conspirando contra o governo do presidente Lula e contra os pobres ao conversar com representantes de investidores ricos sobre planos para boicotar o governo federal e mudar as regras de isenção do imposto de renda propostas por Lula ao Congresso Nacional.
"Olha, o Ciro é um dos grandes líderes da oposição ao governo Lula. Isso é dito, isso é sabido. [...] Quando você é oposição, você aponta pontos fracos do seu adversário. Então eu não considero uma conspiração", afirmou Margarete, em entrevista ao jornalista Luiz Brandão, nesta sexta-feira (04.04).
Ao comentar o áudio vazado em que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) supostamente articula ações para desgastar o governo federal até 2026, Margarete Coelho diz que faz parte da política da oposição. A declaração sintetiza sua visão sobre a política de oposição, que classifica como natural e reconhece o papel central de Ciro como líder do Centrão.
Margarete Coelho, ex-vice-governadora do Piauí ao lado de Wellington Dias (PT), reforçou sua imagem de política conciliadora durante a entrevista. "Fui uma vice leal, fiel colaboradora, mediadora. Nunca criei obstáculos, minhas discordâncias eram sempre urbanas e educadas", destacou, lembrando que a ruptura com o PT ocorreu após sua saída do governo, quando o PP migrou para a oposição .
Estratégia do Centrão
Sobre o áudio polêmico, a deputada evitou o termo "conspiração", mas ressaltou: "O Ciro é o grande articulador e porta-voz daquele grupo. [...] Faz oposição clara ao governo Lula. Isso é sabido". A fala ecoa a postura pública do senador, que tem criticado abertamente o PT, inclusive questionando pesquisas eleitorais favoráveis ao governador Rafael Fonteles (PT-PI).
Margarete Coelho também abordou os desafios de sua carreira, como a não recondução ao cargo de vice-governadora, que interrompeu sua trajetória no executivo estadual. Atualmente no Sebrae, seu nome é cotado para a presidência da Caixa Econômica Federal, indicando sua relevância nas articulações do PP com o Centrão .
Veja aqui a entrevista completa de Margarete Coelho ao jornalista Luiz Brandão
Margarete Coelho com o jornalista Luiz Brandão no estúdio do portal Piauí Hoje
