O governador do Piauí, Rafael Fonteles, considerou muito importante a aprovação do texto base do projeto de lei que estabelece o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono (hidrogênio verde) e determina incentivos fiscais e financeiros para o setor.
O projeto foi aprovado pelo plenário do Senado na quarta-feira da semana passada (19.06). A previsão é que, com a implementação do projeto, os incentivos fiscais para o setor cheguem a R$ 18,3 bilhões.
"O projeto é muito importante para acelerar a produção de hidrogênio verde no Brasil, em especial no Nordeste, que reúne as melhores condições naturais, com destaque para o Piauí", disse o governador.
Rafael Fonteles foi o primeiro governador a mostrar ao mundo o potencial do Piauí e do Brasil para a produção do chamado hidrogênio verde. Ele já foi à Europa e à Ásia falar dessa potencialidade e criou as condições para o estado de beneficiar dessa nova fonte de energia limpa.
O projeto cria a política nacional do hidrogênio de baixa emissão de carbono, que compreende o Programa Nacional do Hidrogênio, o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio e o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro).