Blog do Brandão

Blog do Brandão

Dilma Roussef e as voltas que o mundo dá; a história faz justiça

Ela foi deposta por um golpe, deu a volta por cima e vai comandar o terceiro maior banco do mundo

Por Luiz Brandão

Segunda - 27/03/2023 às 00:49



Foto: Ricardo Stuckert Dilma Roussef e Luma: amizade e compromisso
Dilma Roussef e Luma: amizade e compromisso

O mundo realmente dá muitas voltas. Há sete anos a presidenta Dilma Rousseff enfrentava seu inferno astral, o seu pior momento de vida depois da tortura que sofreu nos porões da Ditadura Militar. Em 2016, foi vítima de um golpe parlamentar e deposta do cargo sem ter cometido nenhum crime.

Agora, com as voltas que o mundo dá, a história fez Justiça e Dilma foi eleita para presidir o Novo Banco de Desenvolvimento - NBD, conhecido como Banco dos Brics, o terceiro maior banco do mundo, para desgosto dos seus algozes e dos críticos da direita e, principalmente, dos canalhas que a derrubaram.

Apesar do golpe, Dilmal Roussef continuou com sua inabalável conduta. É uma mulher admirável. Mantém seu semblante sério e o jeito duro de tratar seus algozes. Do seu ex-vice, Michel Temer, por exemplo, ela tem ojeriza, não ficar num lugar em que ele esteja e só o chama de traidor e golpista.

Dilma me faz lembrar coisas que sempre ouvi dos mais velhos. Algo do tipo "nada como um dia atrás do outro" ou "o mundo dá muitas voltas" ou ainda "nunca cuspa pra cima porque o cuspe pode cair na sua cara". Pois é. O mundo deu voltas e essa mulher de fibra volta ao topo.

Com o novo cargo, a petista vai morar em Xangai, na China, onde fica a sede do banco, e terá um salário mensal médio de R$ 220 mil. O mandato está previsto para durar até julho de 2025. Dilma terá também todas as mordomias a que o Banco dos Brics garante a seus executivos.

Lembro que quando Dilma estava prestes a sofrer o golpe, em 2016, Marcela Temer, esposa do então vice-presidente Michel Temer, debochava da presidente, chegando ao ponto de sugerir que ela se preparasse para enfrentar a fila o seguro desemprego.

Dilma, hoje com 75 anos, suportou toda série de ataques e humilhações e agora, como Fênix, vira presidente do Banco dos Brics. E a Marcela? A Marcela tem 39 anos, vai continuar a insignificante mocinha casada com um idoso chamado de traidor por onde anda.

Aliás, como o mundo dá suas voltas, parece que Dona Marcela Temer, apesar da vida boa que leva, não tem mais aquele socessego dos tempos em que o marido era vice e depois virou presidente através de um golpe parlamentar que ele ajudou a construir. Ela tem passado por alguns dissabores, inclusive com boatos sobre separação e apertos na Justiça.

Em 13 de fevereiro de 2021, por exemplo, a Coluna Radar, da Veja, publicou a informação dando conta que a ex-primeira-dama Marcela Temer lutava na Justiça para reverter decisões que bloquearam imóveis dela como se fossem do marido, Michel.

Na época, a defesa da esposa do ex-presidente, disse que um terreno e um apartamento comprados por ela foram indevidamente sequestrados porque Marcela e Michel são casados desde 2003, mas com separação total de bens.

Mais recentemente, no dia 3 de março de 22, matéria assinada pelo jornalista Vicente Nunes, no Correio Braziliense, dizia que o casamento de Marcela e Michel Temer teria chegado ao fim. Marcela teria saído da casa em que moravam em São Paulo (SP) com o filho e deixado uma carta explicando a decisão.

Mas em 12 de junho de 2022, Marcela postou alguns registros do casal em seu perfil no Instagram para afastar os boatos sobre o fim do casamento com o ex-presidente de 82 anos.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: