Blog do Brandão

Blog do Brandão

Deputado Limma assina a Carta em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito

Carta obteve mais de 100 mil assinaturas em menos de 24 horas após o seu lançamento. Faculdade de Direito da PUC fará evento para leitura do documento

Por Luiz Brandão

Sábado - 30/07/2022 às 10:22



Foto: Divulgação Francisco Limma
Francisco Limma

O deputado estadual e ex-presidente do PT no Piauí, Francisco Limma, assinou nesta sexta-feira (29) a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito". Para ele, a carta é importante porque manifesta o compromisso dos signatários com a democracia.

De acordo com o deputado, o documento é uma posição da sociedade civil em defesa do estado democrático de direito. "É preciso respeitar as instituições constitucionalmente estabelecidas e, principalmente, defender o processo eleitoral como instrumento de consolidação da democracia", explica o petista.

Em apenas 24 horas após seu lançamento, a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", obteve mais de 100 mil assinaturas. O documento é de responsabilidade da Faculdade de Direito da USP.

Além de personalidades como Chico Buarque, Roberto Setúbal, Ellen Gracie e Luiz Gonzaga Beluzzo, o movimento recebeu nas últimas horas um importante engajamento de nomes como o da escritora e presidente interina da ABL Nélida Piñon e da atriz e imortal Fernanda Montenegro.

Também assinaram os ex-ministros do STF Joaquim Barbosa, Francisco Resek e Nelson Jobim, os cantores Gal Costa, Zélia Duncan, Maria Bethânia e Frejat, os atores Antonio Calloni e Bruno Gagliasso, do cineasta Fernando Meirelles, os escritores Luís Fernando Veríssimo, Martha Medeiros e Djamila Ribeiro, os historiadores Eduardo Bueno e Lilia Schwarcz, entre outros.

A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de "Carta aos Brasileiros", de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.

No dia 11 de agosto, a Faculdade de Direito da USP será palco de grande mobilização em defesa da democracia. Com início às 11 horas, o evento será marcado pela leitura da nova Carta.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: