Blog do Brandão

Blog do Brandão

Definidos nomes para disputar a Prefeitura de Batalha; pré-campanha já começou

Petista Patrícia Vasconcelos volta às bases e pode mudar o cenário político da cidade antes das convenções partidárias

Por Luiz Brandão

Domingo - 10/03/2024 às 13:13



Foto: Fotomontagem Piaui Hoje José Luiz (PP), Patrícia Vasconcelos (PT) e Nerioston Moares (MDB)
José Luiz (PP), Patrícia Vasconcelos (PT) e Nerioston Moares (MDB)

O cenário para a disputa pela Prefeitura nas eleições deste ano já ganhou forma no município de Batalha, na região Norte do Piauí. A ex-secretária de Agricultura Familiar do Governo do Piauí, Patrícia Vasconcelos, afastou-se do cargo de secretária Nacional da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário para se candidatar a prefeita da "Terra do bode".

Embora tenha oficializado recentemente sua pré-candidatura, o nome da ex-vereadora já vinha sendo cogitado para a disputa pelo executivo batalhense desde o ano passado. A confirmação da pré-candidatura foi anunciada principalmente após o aval do governador do Estado, Rafael Fonteles (PT).

O Portal Piauí Hoje.Com conversou com Patrícia em março de 2023 sobre a possibilidade de ela disputar o pleito eleitoral deste ano. Na ocasião, ela limitou-se a dizer que "cada coisa tem seu tempo e que trataria disso em outro momento".

A candidatura de Patrícia tem um ineditismo. Pela primeira vez, o Partido dos Trabalhadores em Batalha lançará um nome para concorrer diretamente ao executivo municipal. Até então, um dos principais nomes da sigla no município é o do atual vice-prefeito, Adão de Araújo, que rompeu com o atual prefeito José Luiz Alves Machado (Progressistas). 

O vice-prefeito Adão Araújo já um velho conhecido do eleitorado de Batalha. Ele já disputou o cargo de vice-prefeito em várias eleições e se eleger em três delas. 

A quebra de aliança entre Adão e Zé Luiz do Frango, atual prefeito, mexeu com secretarias municipais, que tinham à frente lideranças indicadas pelo PT. Todos os indicados pelo vice-prefeito foram exonerados após uma carta de desligamento escrita pelo atual presidente municipal do PT em Batalha, João Batista.

Patrícia Vasconcelos Quem é ela

Patrícia Vasconcelos foi vereadora do município batalhense por três mandatos, sendo eleita nas eleições municipais de 2004, 2008 e 2012. Neste último mandato, Patrícia não chegou a exercer os quatro anos de mandato porque foi convocada cargo no governo do estado. 

Quando ela entregou o cargo em Brasília e retornou para sua terra natal iniciou sua  pré-campanha pelo município, realizando reuniões e encontros com lideranças e apoiadores de várias localidades.

Os candidatos e os bastidores

A cidade de Batalha tem como pré-candidatos a prefeito o atual, José Luiz Alves Machado (PP), a ex-vereadora Patrícia Vasconcelos (PT) e o vereador Nerioston Moares (MDB). A última pesquisa divulgada pelo Instituto Credibilidade, em 4 de março, mostrou uma posição favorável ao atual prefeito e desfavorável à pré-candidata petista.

José Luiz 

A pesquisa realizada em Batalha avaliou a administração municipal, estadual e a intenção de voto para as eleições de 2024. Com 320 entrevistados e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PI-04679/2024, a pesquisa forneceu uma visão abrangente do panorama político na cidade.

Quanto à administração municipal, o Prefeito Zé Luiz obteve uma aprovação de 61,88%, com 24,38% de reprovação e 13,75% de eleitores que não souberam ou não opinaram.

Na escolha espontânea para prefeito, Zé Luiz lidera com 43,75%, seguido por Nerioston com 14,69%, Patrícia com 4,69% e Samara com 0,31%. Além disso, 36,56% dos entrevistados não souberam ou não opinaram. Nos cenários estimulados, Zé Luiz mantém uma posição de destaque.

Apesar de Patrícia aparecer na última colocação, ela é vista como principal nome da oposição para disputa com o atual prefeito, enquanto Nerioston, que aparece na segunda colocação, seria, na verdade a terceira via no município. 

O fato da petista Patrícia Vasconcelos ter se afastado da cidade para exercer importante cargo em Brasília reflete um pouco os números da pesquisa, que podem ser alterados completamente agora, com a presença constante dela na cidade e as alianças políticas que começou a fechar.

Informações que circularam neste fim de semana nos bastidores "secretos" do município sugerem que a oposição e a terceira via podem unir forças para tentar derrubar a atual gestão. Isso promete ser assunto dos próximos capítulos da disputa eleitoral se desenha para Batalha em 2024.

Nerioston Moares 

Alianças e luta por apoio

Quanto às alianças, o atual prefeito José Luiz Alves Machado (PP) recebeu o apoio do ex-prefeito e adversário nas eleições de 2020, Antônio Lages, derrotado nas urnas por José Luiz. 

Já a petista Patrícia Vasconcelos recebe o apoio dos ex-prefeitos Mário Denes e Amaro Melo, este último, irmão do ex-prefeito João Messias, que faleceu em 2021. Vale lembrar que o atual prefeito foi vice de João Messias nas eleições de 2016 e recebeu o apoio do ex-prefeito nas eleições de 2020. 

Nerioston, por sua vez, segue na disputa unindo forças com a esposa e ex-vereadora Samara Maria. Ele tem a popularidade que dez dele o vereador eleito com mais votos nas eleições de 2020.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: