Blog do Brandão

Blog do Brandão

CRISE FINANCEIRA

Clientes da Unimed reclamam da falta de atendimento em clínicas e laboratórios em Teresina

Plano de Saúde estaria enfrentando crise financeira e pagando mal aos hospitais, clínicas, laboratórios e médicos credenciados

Por Luiz Brandão

Terça - 03/12/2024 às 12:00



Foto: ASCOM/Unimed Sede da Unimed em Teresina
Sede da Unimed em Teresina

Clientes do plano de saúde Unimed no Piauí estão reclamando da dificuldade para fazer consultas médicas exames. Várias clínicas e laboratórios estão sem credenciamento do plano. A Unimed é um sistema de cooperativas médicas brasileiras que atua como operadora de planos de saúde. Já muitas reclamações contra o plano na Justiça e muitas queixas no Procon.

A UDI - empresa referência em diagnóstico por imagem na área médica do Piauí cancelou o atendimento pela Unimed na sua unidade do Jockey, na Zona Leste de Teresina. Só na Unidade da rua Desembargador Pires de Castro o credenciamento foi mantido. 

Esse é só mais um dos exemplos de descredenciamento da Unimed no estado. Não é só a UDI que está em atrito com a Unimed em Teresina. Várias clínicas, laboratórios e profissionais da saúde, sobretudo médicos, reclamam dos valores baixos que o plano paga a eles pelos serviços que prestam e por isso estão deixando de atender os clientes desse plano. 

"Hoje, ter plano de saúde não é sinônimo de agilidade e privilégios aos que pagam. Quem tem plano de saúde enfrenta longas filas e horas de espera por consultas e exames na maioria das clínicas e hospitais credenciados pelo planos", explica o corretor de seguros Gilmar Santos.

E ele está certo. Recentemente o Laboratório Antônio Lobão, um dos pioneiros e mais conceituados de Teresina foi descredenciado pela Unimed. Esse foi um dos motivos que levaram os donos a fechar o laboratório. Hoje, no prédio onde funcionava o Antônio Lobão, na avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste, está uma placa de aluguel.

A situação da Unimed é a mesma da maioria dos planos de saúde no Brasil. E os maiores prejudicados são os clientes, que pagam caro e não contam com serviço em quantidade e qualidade necessárias. 

Uma funcionária da Unimed em Teresina passa a ideia de que a culpa do descredenciamento é das vítimas (clínicas, laboratórios e clientes) Sem saber que falava com jornalista, disse ao Portal Piauí que o descredenciamento de clínicas foi feito por causa de uma auditoria que teria descoberto irregularidades e superfaturamento nos procedimentos que eram autorizadas a fazer.

Mas um médico credenciado da Unimed, em conversa com o jornalista Luiz Brandão, confirma que o plano está enfrentando dificuldades financeira sim. Segundo ele, a maioria dos planos está com problemas e que boa parte da crise é resultado de má gestão no passado. Ele informou que na assembleia anterior dos associados já foi apresentado um cenário melhor das finanças da Unimed, mas a crise continua.

Nome da Unimed não está mais no "cardápio" da UDI Jockey 

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<