Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Qual a ideologia predominante na sociedade?

Quem controla os meios de comunicação de massa, seja a TV tradicional ou as novas mídias?

Marcelino Fonteles

Segunda - 21/12/2020 às 10:36



Foto: © Reuters Lula e Dilma
Lula e Dilma

 (Marcelino Fonteles – Cientista Social- Prof. do IFPI) 

Qual a ideologia predominante na sociedade? A ideologia das classes dominantes! Na vida real, o proletariado não é revolucionário e nem tem fé nas esquerdas. Nem o conjunto da sociedade é revolucionário ou acredita nas esquerdas. Como muito bem disse Marx, na Ideologia Alemã, NO GERAL, A IDEOLOGIA PREDOMINANTE EM QUALQUER SOCIEDADE É A IDEOLOGIA DAS CLASSES DOMINANTES! Observem: quem controla os meios de produção e as relações de produção?

 Quem controla os meios de comunicação de massa, seja a TV tradicional ou as novas mídias? Quem controla os discursos das várias igrejas? Quais os discursos predominantes nas escolas e universidades, sejam públicas ou privadas (lembrando, além disso, que existem muito mais alunos no ensino superior privado do que no público)? Qual é a socialização reproduzida na grande maioria das famílias brasileiras? As respostas para todos esses questionamentos apontam que lutar contra essa dominação avassaladora deve ser um trabalho cotidiano, de organização e formação de base, muito bem planejado e articulado, cujos resultados serão a longo prazo.

A sociedade brasileira, predominantemente, é AUTORITÁRIA, RACISTA, MACHISTA, INDIVIDUALISTA, INESCRUPULOSA, PRECONCEITUOSA COM LGBT, COM RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS etc. Por isso, defendo que o fato de o PT ter chegado à liderança de quatro governos presidenciais brasileiros e ter realizado inúmeras reformas a favor de nosso povo, mesmo que, em algumas vezes, para sobreviver no poder, tenha contemporizado com as elites brasileiras, foi algo de uma dimensão colossal. 

Por isso, não acredito que, do ponto de vista das classes trabalhadoras, a nossa geração possa ver e participar de governos federais iguais ou melhores do que as experiências petistas lideradas por Lula e Dilma. A não ser que ocorra uma aceleração subjetiva nas consciências sociais, decorrente de vários fatores objetivos e subjetivos, que conduzam nosso povo a eleger um presidente de esquerda e um Congresso Nacional majoritariamente de esquerda. Não vislumbro isso no curto prazo e não percebo, nesse momento, uma perspectiva de revolução popular.....

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: