Artigos & Opinião

Irã: tensões e perspectivas


Elton Arruda

Elton Arruda Foto: Divulgação

Por: Elton Arruda, Professor, Geógrafo e Presidente da CTB no Piauí

Trump e seus assessores esclarecem o tensionamento vociferando que tal postura se justifica por conta de o governo iraniano estar burlando os limites estabelecidos em acordo nuclear firmado nos tempos de Obama. O citado acordo aconteceu em 2015 e implicou no fim das sanções ao Irã e a imposição de limites ao seu programa nuclear. Tudo foi supervisionado pelo Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha (P5+1) e posto em prática de fato no começo de 2016 quando a Agência Internacional de Energia Atômica atestou que o Irã tinha fins pacíficos em seu programa nuclear. 

Para entender melhor deve ficar claro que o urânio, tal como encontrado na natureza, por si só não serve para bomba. É necessário enriquecer (torná-lo mais puro) até que ele chegue a 90% de enriquecimento. Segundo os relatórios da própria Agência Internacional de Energia Atômica o enriquecimento notificado pelo próprio Irã para no último dia 07 de julho era 5%, depois no dia 08 de julho a 4%. No mesmo dia 08 a agência coletou material para analisar. São taxas baixíssimas de enriquecimento de urânio, chega nem perto de uma bomba. Em 2018 os Estados Unidos retiraram-se do pacto que gerou o acordo nuclear de 2015 e voltaram as sanções americanas contra o Irã. Noutras palavras: Trump sabotou o acordo. Assim, Hassan Rohany (Presidente do Irã) deu um prazo para que a situação se revertesse e, sem resposta, decidiu passar de 3,6% e ir até 5% nas taxas de enriquecimento.

Outro item que teve proeminência entre as notícias internacionais envolvendo o Irã foi a tensão militar entre iranianos e os americanos e seus aliados no Golfo Persico e Estreito de Ormuz. Ainda na primeira quinzena de junho deste ano dois navios petroleiros (um japonês e outro norueguês) foram bombardeados no Golfo de Omã e Myke Pompeo (Secretário de Estado americano) pessoalmente e imediatamente responsabilizou o Irã pelo ocorrido. Na ocasião, não por coincidência, o Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe, visitava Teerã. Os americanos chegaram a divulgar vídeos do que seria uma embarcação com iranianos colocando uma mina magnética na lateral do casco do navio japonês. 

A farsa foi revelada logo que a própria tripulação do navio revelar que havia um drone sobrevoando o navio e que a explosão teria sido causada por um projétil que veio de cima e não dos lados. Desde então outros navios sofreram ataques, drones americanos forma derrubados, espiões presos, e a disputa tem no seu centro geográfico no Estreito de Ormuz (controlado pela Guarda Revolucionária Islâmica do Irã) que liga Golfo de Omã, Golfo Pérsico e Oceano Índico. Por este trecho passa boa parte do petróleo do mundo.

Nos dois casos os Estados Unidos agem no sentido de desestabilizar as relações daquela região com o resto do mundo. Enquanto as diferenças se acirram o presidente do Irã já afirmou que os Estados Unidos será responsável pela “mãe de todas as guerras”. De fato, o conflito deve considerar que o Irã tem uma população de mais de 80 milhões de habitantes (mais que Iraque e Afeganistão juntos), mais de 500 mil soldados na ativa e capacidade bélica moderna. Deve ser considerado também que esse conflito inevitavelmente envolveria dezenas de outros países dos dois lados e criaria um aumento disparado do já gigantesco número de refugiados pelo mundo, além da alta do petróleo e o risco de uma hecatombe nuclear.

Entretanto, a valentia de Trump é limitada. A eleição presidencial americana se aproxima e ele deve agir com mais cautela em algumas áreas do que sinalizam suas bravatas no Twitter. Ele já mandou cartinha para Coreia do Norte e China, brindou com Putin e recuar, mesmo que momentaneamente, nos ataques ao Irã também não é impossível. Oremos pela saída pacífica.

Fonte: Elton Arruda

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.
Próxima notícia

Dê sua opinião: