Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Contra narrativa que o PT perdeu as eleições, os números mostram o crescimento do partido

Os dados demonstram que o PT cresceu qualitativamente!!!! Mas, cresceu quantitativamente, o que é positivo para o PT. Comprove com s daos a seguir

Marcelino Fonteles

Quinta - 03/12/2020 às 14:02



Foto: Reprodução/Facebook Marcelino Fonteles
Marcelino Fonteles

 A reprodução da narrativa distorcida da Globo e dos adversários do PT, que  o PT perdeu as eleições de 2020, não tem nenhuma base de sustentação. Pois o PT vai governar, a partir de janeiro, um número maior de pessoas do que governa hoje. O PT  elegeu, praticamente o mesmo número de vereadores e vereadoras, mas, elegeu mais vereadores em cidades maiores, portanto, o saldo da nova bancada de vereadores e vereadoras é muito positivo, pois a intervenção parlamentar do PT abrangerá um número significativamente maior de pessoas. 

O PT só elegeu em 2016, uma Prefeita, nas cidades acima de 200 mil eleitores ou capitais, que foi Rio Branco, cuja população é estimada em 410 mil habitantes. Nessas eleições de 2020, o PT elegeu Prefeitas e prefeitos de Quatro cidades com eleitorado superior a 200 mil habitantes. E todas essas  quatro cidades (Contagem, Juíz de Fora, Diadema e Mauá) têm população superior a Rio Branco. Além disso, o PT disputou no segundo turno, 15 Prefeituras, obtendo mais de 40% dos votos em todas elas. Performance eleitoral Muito superior a 2016. Some-se a isso a, eleição da vice prefeitura de Belém. O saldo é muito superior, do ponto de vista geral, e qualitativo, do que se pode supor. Isso é fato.

 E o PT saiu mais forte em algumas capitais, como Recife, Fortaleza, Vitória,  Rio de Janeiro, não só pela votação recebida para suas candidaturas a prefeitura, mas, pelo aumento da quantidade de vereadores e vereadoras eleitos nessas cidades e noutras cidades médias e grandes, como, também, em São Paulo.  Considerando todo linchamento midiático, todas fake News, todo abuso do poder econômico, todas as armações do judiciário e da Polícia Federal contra o PT, esse partido se saiu, sem quaisquer dúvidas,  vitorioso!!!! E muito mais do que isso:  o  PT é o partido que tem a maior bancada de deputados federais do Brasil, e tem  a maior bancada de senadores dos partidos de esquerda. 

E tem quatro Excelentes governadores. Portanto, o PT saiu-se e tem se saído muito bem. Podemos acrescentar que, Também, nas pesquisas de opinião pública, no campo do Centro politico e das esquerdas, o PT tem as duas lideranças que mais se destacam nas pesquisas, Lula e Haddad. E, o crescimento do Guilherme Boulos, em São Paulo, é excelente, pois é alguém muito próximo do PT e que a maioria dos petistas gosta, até mesmo porque o programa que o Boulos tem apresentado, não diverge em quase nada do programa petista. Por tudo isso,  viva o Partido dos Trabalhadores e das trabalhadoras, Viva o povo brasileiro! Viva o PT!!!!

* Marcelino Fonteles:  Sociólogo e Professor do IFPI

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: