Mesa de centro x Mesinha lateral


Mesa de centro x Mesa Lateral

Mesa de centro x Mesa Lateral Foto: Reprodução

Essa é uma dúvida que paira na cabeça, especialmente, de quem tem salas pequenas. O que escolher? Mesa de centro? Mesa lateral? A duas? Xiiii, complicou? Pois termina de ler que a gente descomplica!

Mesa de centro x Mesa Lateral

Primeiro vamos falar das funções dessas duas opções, ambas são mesas de apoio para os que estão sentados em sofás e poltronas na sala. São elas que servem de suporte quando estamos comendo aquela pipoquinha na hora do filme e não queremos colocar o copo em cima do sofá. Isso é um aspecto muito importante para se ter em mente, pois define a distância e a altura dessas mesas em relação aos outros móveis do cômodo.

Mesa de centro x Mesa Lateral

A altura ideal para o tampo dessas mesas é cerca de 40cm do chão, o equivalente à altura da maioria dos assentos de sofás, elas não podem ser muito altas e nem muito baixas, para evitar desconforto na hora do seu uso. Lembrem-se sempre que, as mesas laterais podem ser um pouco mais altas, caso o braço do seu sofá ou poltrona também seja alto. O mais importante aqui é garantir que elas sejam funcionais e confortáveis de utilizar.

Mesa de centro x Mesa Lateral

Tá bom, a gente já sabe a função, a altura... mas qual eu devo escolher?

Na hora de decidir qual mesa você vai querer comprar fique atento ao espaço livre da sua sala. A mesa de centro ocupa muito espaço de circulação, o que não é problema para os cômodos que tem uma grande distância entre o sofá e a televisão. O tamanho da mesa de centro deve ser compatível com o espaço disponível, deve-se deixar no mínimo 60 cm de circulação, ou seja, essa é a distância mínima entre a mesa e os outros móveis, se você for idoso, ou tiver alguma dificuldade de mobilidade, essa distância pode aumentar para até 90cm, o que acaba tornando um pouco inviável o uso desse tipo de apoio. As mesas laterais são mais versáteis nesse aspecto, elas ocupam pouquíssimo espaço de circulação, e podem ficar coladas aos móveis.

Mesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa Lateral
Mesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa Lateral

Outra característica que deve ser observada é a sua rotina, você recebe muitas pessoas na sua casa? Gosta de servir aquela bandejinha de café para os amigos? Ou você recebe menos visitas? Para quem costuma receber muitas pessoas em casa e gosta de servir lanchinhos ou bebidas deve preferir as mesas de centro, se o tamanho da sala for um problema opte por modelos que tem várias alturas e que é possível guardar uma mesa “dentro da outra” no final da visita, ou procure se certificar de que você tem mesas laterais suficientes para atender a todos, ou, pelo menos, a maioria dos espaços ocupáveis da sua sala.

Mesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa LateralMesa de centro x Mesa Lateral

Uma dica que serve tanto para as mesas de centro, quanto às mesas laterais, não abarrote a superfície desses móveis com decorações. Objetos decorativos são bem-vindos, contanto que não atrapalhem a função de apoio das mesas, deixe sempre espaços livres para apoiar copos ou lanches, na mesa de centro deixe o meio livre e ocupe as laterais com livros, velas, flores, para dar um charme, sem preencher o espaço destinado para aquela pipoquinha na hora do filme!

Gostou da matéria? Então deixa um comentário, e me diz o que você quer descomplicar na sua casa!

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG
Próxima notícia

Dê sua opinião: