Arquitetura e Design

Decoração para Catlovers

Saiba como adptar sua casa para seu felino sem perder o estilo!

Luiza Carvalho

Quinta - 04/07/2019 às 09:58



Foto: reprodução Conforto para você e seu gato
Conforto para você e seu gato

Se você é amante de gatos esse post é feito especialmente para você! Aqui vamos te dar dicas e inspirações de ambientes confortáveis para gatos e seus humanos!


As dicas a seguir vão melhorar a qualidade de vida do seu bichano, especialmente se ele e você vivem em pequenos espaços ou se não têm acesso à áreas externas com facilidade. 

 O primeiro passo para quem quer compatibilizar a casa para o seu pet é identificar que tipo de felino você tem. Vamos usar uma classificação bem simples, apenas para ajudar na hora da escolha de que dicas e inspirações você deve seguir. Para o design de interiores é importante saber se seu gato é de arbusto ou de árvore

Não entendeu? Relaxa, que te explico! Vou chamar de gato de arbusto aqueles bichanos que gostam de se esconder em espaços enclausurados e baixos, como por exemplo: dentro de guarda roupas, gavetas, embaixo dos sofás, entendeu? Gatos de árvores serão aqueles que preferem espaços altos, como estantes, móveis altos e árvores também!


Gatos de Arbusto:


Para os felinos que tem preferência por esse tipo de esconderijo aposte nos móveis com aberturas inferiores, você pode usar uma parte para guardar seus objetos, ou até mesmo dispor sua decoração, e deixe um espacinho para seu felino deitar à vontade. Para que o cômodo fique harmonioso compre tecidos, para forrar área do seu pet, que combinem com a decoração do ambiente.

Para esse tipo de felino posicione arranhadores próximos ao chão, em locais que eles gostam de ficar, isso vai evitar que eles arranhem seus móveis. Escolha modelos de arranhadores e de brinquedos mais neutros, evitando cores e padronagens chamativas, assim fica mais fácil de incorporar esses objetos na decoração.


Você também pode adaptar móveis existentes, sabe aquela cômoda que não tem mais tanta serventia? Você pode repaginar ela fazendo aberturas para seu felino passar, e ainda pode aproveitar o restante do móvel pra armazenar a ração, coleira, cartão de vacinação, brinquedos, etc.

Gatos de árvore:


A grande sacada aqui é incorporar locais de recreação dos gatos nos móveis já existentes, não há necessidade de comprar torres de recreação caras se você usar um pouco de criatividade. Esse tipo de felino gosta de observar os ambientes do alto, é onde eles se sentem mais seguros, para isso você deve ter em mente duas coisas: locais para uso exclusivo deles e acessos seguros à esses locais.

Não basta apenas deixar o alto da estante livre, ou retirar aqueles livros do nicho da sala, se o seu bichano não puder os acessar com segurança. Na hora de pensar no trajeto deixe livre áreas para que ele suba sem dificuldades, evite trajetos que envolvam pulos muito grandes, ou passagens estreitas demais. 

Se você não tem móveis altos e seguros para a escalada do seu pet, pode apostar em conjuntos de prateleiras, alterne as prateleiras do seu gato com as que você pretende usar para guardar seus objetos. Para ajudar na adaptação do seu bichano aos novos espaços de playground, espalhe um pouco de comida onde ele deve circular, assim ele aprende mais rápido quais prateleiras são dele e quais sãos suas!


E aí? Gostou das dicas? Então comenta e me diz o que você quer no próximo post!

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: