Arquitetura e Design

Como ter um lavabo com personalidade

Quarta - 21/03/2018 às 14:03



Foto: Reprodução Lavabos: pequenos ambientes de grande personalidade
Lavabos: pequenos ambientes de grande personalidade

O lavabo é um dos ambientes que compõe a área social da casa, e muitas vezes é deixado de lado pelos próprios moradores, principalmente, por só ser usado pelas visitas, mas esse é o maior motivo para que as atenções se voltem para este banheiro.

A principal diferença do lavabo para os demais banheiros é a ausência de um chuveiro. Esse detalhe faz com que os lavabos tenham um tamanho reduzido, possuam menor umidade, e sejam usados por um público seleto (visitantes). Essas características abrem um leque de possibilidades para que a decoração desse espaço consiga passar a personalidade dos moradores gastando bem menos do que se fossemos decorar toda a casa.

lavabo

A regra para ornamentar os lavabos é simples, não tenha regras! Por ser um espaço de rápida permanência você pode usar e abusar de elementos que não seriam bem-vindos em uma sala de estar ou jantar, por exemplo. Essa é chance de colocar aquela cor chamativa que você tanto gosta, ou usar a louça exótica que você viu na loja, mas ficou com medo de colocar no próprio banheiro por receio de enjoar.

cor extravagante

Outra vantagem dos lavabos é a baixa umidade, isso abre espaço para o uso de materiais que se desgastariam rapidamente nos banheiros comuns. O uso de madeiras e papéis de parede são bem-vindos, mas vale ressaltar, rodapés mais altos ajudam a proteger o papel de parede na hora da limpeza do ambiente.

lavabo

Por ser menor que os banheiros comuns, é vantajoso investir nos revestimentos mais caros a fim de dar mais personalidade ao lugar. Revestimentos 3D, com recortes hexagonais ou cerâmicas com desenhos exclusivos, são ótimas escolhas para dar um up ao lavabo.

lavabo
lavabo

Mesmo tendo mais liberdade na hora de pensar a decoração desse ambiente é importante ficar atento a algumas dicas. A primeira é o uso de grandes espelhos, eles ajudam a aumentar visualmente o espaço, isso é importante caso o seu lavabo seja muito pequeno, mas cuidado, nada de espelho que reflita a bacia sanitária! A segunda dica também é referente ao seu tamanho reduzido, é preferível optar por poucos objetos, para não sobrecarregar o lugar, é sempre melhor escolher peças de qualidade e com muita personalidade do que várias sem características marcantes.

lavabo
toque especial na parede

E aí? Que tal mudar a cara do seu lavabo e impressionar as visitas?

Gostou dessa matéria? Então comenta aí, qual o próximo assunto que você quer que a Arquitetura Descomplicada descomplique pra você?

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: