Arquitetura e Design

Como aumentar pequenos ambientes

Quarta - 07/03/2018 às 14:03



Foto: Reprodução Como aumentar visualmente ambientes pequenos
Como aumentar visualmente ambientes pequenos

Hoje em dia não é novidade que os espaços estão ficando cada vez menores. Casas e apartamentos com áreas mais reduzidas fazem com que os moradores busquem cada vez mais soluções funcionais e inteligentes para tirar máximo proveito desses ambientes. O uso de móveis planejados cresceu muito por conta disso, porém nem sempre apenas recorrer aos feitos sob medida satisfazem os clientes. Isso ocorre devido ao fato que temos a necessidade de ter um ambiente visualmente amplo. E como fazemos para conseguir isso? Bom, é só rolar [o cursor] para baixo e descobrir!

Cores claras

O uso de cores claras é sempre uma escolha acertada para aqueles que querem aumentar visualmente os espaços, mas isso não significa que está proibido o uso de cores fortes e fechadas. Um toque de cor é muito bem-vindo em ambientes pequenos, principalmente por externar um pouco da personalidade do morador, a chave é não usar de forma exagerada.

uso de cor

Paredes de destaques

A parede de destaque é aquela escolhida para receber um papel de parede ou uma cor vibrante que será diferente das outras. Em ambientes pequenos essa escolha pode servir para prolongar mais o comprimento do espaço. O uso de cores escuras, como o preto e o azul marinho, para recobrir paredes inteiras pode ser a solução perfeita. Ao contrário do que muitos pensam, a utilização dessa técnica dá mais profundidade ao espaço. Mas lembre-se, essa dica só funciona se a parede de destaque estiver em uma das pontas do cômodo, ou seja, perpendicular ao maior comprimento do ambiente.

paredes de destaque

Luz natural

Não há nada melhor para aumentar visualmente um espaço do que uma boa fonte de luz natural. A iluminação proveniente do sol valoriza as cores utilizadas e ainda dá uma sensação de espaço mais aberto, o que compensa a pequena área dos cômodos. Porém, essas grandes aberturas não devem ser porta de entrada para os raios solares no período da tarde, isso porque em locais quentes como o Nordeste, a entrada direta do sol pode comprometer o conforto térmico da casa, tornando o ambiente quente. Nessas situações, o ideal é evitar janelões e fazer o uso de cortinas para fugir da incidência solar direta.

luz natural

Móveis minimalistas

A escolha dos móveis é de grande importância na hora de planejar seu pequeno cômodo. O uso de um mobiliário com linhas mais retas e visual mais limpo contribui para diminuir o espaço visual ocupado pelo objeto. Dê preferência aos móveis de cores neutras (cinzas, bejes e marrons) dessa maneira eles se camuflarão no ambiente aumentando a sensação de amplitude.

móveis minimalistas

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: