SIMBORA!

Golaço do IFPI!

Por Wellington Soares

Terça - 07/02/2023 às 10:01



Foto: Vestibular IFPI 2023
Vestibular IFPI 2023

O Instituto Federal do Piauí - IFPI, ytem nos proporcionado, ultimamente, boas e inesperadas surpresas. Se não, vejamos. Realizou um vestibular específico em janeiro último, desvinculando-se do Enem, a fim de preencher totalmente as vagas ofertadas pelos seus cursos. Na prova de redação, trouxe um tema bastante atual: “O fortalecimento da democracia para o desenvolvimento da nação brasileira”, levando os jovens piauienses a refletirem e se posicionarem sobre pauta tão urgente. Há quem diga que foi uma resposta, de forma clara, ao desgoverno anterior que cortou verbas do IFPI e atentou contra as instituições do país.

Acredito que o assunto tenha sido fácil de abordagem pela maioria dos estudantes, uma vez que, após a eleição presidencial de 2022, quando Lula retorna ao governo, a mídia não tem falado de outra coisa todo santo dia. Trazendo à tona sempre a dicotomia entre democracia e barbárie. Respaldada pelo sufrágio universal, a primeira respeita a vontade popular e garante a posse dos eleitos; além, é claro, de aperfeiçoar esse sistema político alicerçado harmonicamente em três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Enquanto a segunda, utiliza-se da liberdade desfrutada na primeira para, maquiavelicamente, instituir um regime autoritário e a serviço das elites econômicas mais retrógradas.

Os atos golpistas do dia 8 de janeiro são uma prova cabal da tentativa em instaurar, por meio da violência e do ódio de classe, a barbárie no sentido mais torpe da palavra. Por não aceitarem o resultado das urnas, invadem e depredam, sob o olhar conivente das forças policiais, as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. E movidos, sobretudo, pelo viés ideológico contra a esquerda, simbolizada por Lula, a quem acusam falsamente de querer fechar igrejas e instaurar o comunismo no País. Quando o Cara quer somente, no fundo, que os brasileiros tenham três refeições diárias e o direito de terem filhos “doutores”. 

A eleição e posse dos presidentes da Câmara e do Senado, Artur Lira e Rodrigo Pacheco, foram momentos históricos, na quarta-feira (1º), de reafirmação das nossas instituições. Nos discursos proferidos na ocasião, transmitidos nacionalmente pelas TVs, ambos mantiveram a defesa intransigente da democracia. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, foi nessa toada também, ao abrir os trabalhos judiciários de 2023: “a defesa diuturna e intransigente da Constituição e do estado democrático de direito”. Logo, fiquei felicíssimo, como professor e cidadão, ao ver os vestibulandos batendo cabeça a respeito de tema importante para o futuro do Brasil. Entre democracia e barbárie, não tenho dúvida que, a despeito de algumas imperfeições, o caminho escolhido pela “galera” foi, disparado, o da democracia. Oxalá continue assim!

Siga nas redes sociais
Wellington Soares

Wellington Soares

Wellington Soares é professor, escritor e um dos editores da Revestrés. Tem uma longa atuação nas áreas da educação e da cultura no Piauí. Gosta de ouvir música, ver filmes, dormir em rede, ler livros e curtir os dois netos. Sem falar que é torcedor apaixonado do Flamengo.

Compartilhe essa notícia: