Saúde

FACILIDADE

Usuários do SUS em Teresina poderão acompanhar andamento de consultas agendadas por app

A Fundação Municipal de Saúde explica que diante da longa fila de espera, os usuários do SUS poderão acompanhar quando a consulta ou exame for marcado sem precisar ir ao posto de saúde

Da Redação

Quarta - 26/06/2024 às 14:15



Foto: Divulgação Unidade Básica de Saúde (UBS)
Unidade Básica de Saúde (UBS)

Os usuários do SUS poderão a partir de amanhã (25) acompanhar o andamento de consultas e exames agendadas por meio de um aplicativo. O lançamento do aplicativo acontece nesta quinta-feira (25) no Salão Nobre da Prefeitura, às 12 horas, com a presença do Prefeito Dr. Pessoa e do presidente da FMS Ítalo Costa.

O recurso, explica o presidente da fundação, não possibilitará marcar as consultas e exames, apenas verificar como está o andamento do agendamento. "É uma ferramenta para melhorar a comunicação com o usuário e aprimorar o gerenciamento da fila existente no serviço público de saúde. É para as pessoas informarem quando não podem comparecer para a realização das consultas e exames e evitar que as vagas sejam perdidas”, diz.

A plataforma poderá ser usada pelos usuários do SUS de todas as cidades do Piauí e foi criado para reduzir as ausências nas consultas. Assim será possível acompanhar a situação da solicitação em fila de espera; acompanhar quando do agendamento de consultas/exames realizados; cancelar agendamento para consulta/exames realizados e atualizar dados cadastrais como endereço e telefone.

“Uma grande dificuldade que enfrentamos é o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados pelo SUS por diversos motivos”, disse Ítalo Costa. “Com o aplicativo, esperamos aproveitar o maior número de consultas liberadas e que as pessoas tomem conhecimento e compareçam conforme dia e hora da sua marcação, que poderá ser acompanhada por elas”, finalizou o gestor.

No Piauí, conforme levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), em fevereiro de 2023, 154 municípios do Piauí dependiam exclusivamente do SUS.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: