![A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos)](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-11-at-09-50-41-1739278373.jpeg)
O Novo Hospital Regional de Picos realizou recentemente um treinamento com seus funcionários e os da UPA 24 horas da cidade sobre como lidar com a leptospirose, como parte das ações do Centro de Operações de Emergência (COE). A capacitação teve o objetivo de preparar os profissionais para atender casos de doenças que surgem após alagamentos, como os causados pelas fortes chuvas que afetaram a cidade e região.
Segundo o médico infectologista Vinícius Coelho, responsável pelo treinamento, o COE preparou um plano de ação para garantir o cuidado das vítimas e prevenir doenças. “A leptospirose é uma das doenças mais comuns após enchentes. Por isso, é muito importante que estejamos prontos para agir de forma rápida e eficaz”, afirmou o especialista.
O médico também destacou a necessidade de ficar atento aos sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e vômito, especialmente após o contato com águas de enchentes. Se alguém apresentar esses sinais, é essencial buscar atendimento médico para realizar exames. Caso a leptospirose seja confirmada, o tratamento deve começar o mais rápido possível.
O Novo Hospital Regional de Picos e a UPA 24 horas, geridos pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com o Governo do Piauí, continuam comprometidos em oferecer assistência à população da cidade e de áreas vizinhas, garantindo atendimento de qualidade e apoio ao sistema de saúde da região.
Fonte: CCOM/PI