Saúde

Testes de alergia gratuitos são oferecidos pelo projeto Brasil Sem Alergia no Rio

Veja agora o que causa alergias e porque é importante fazer o teste de alergia gratuito

Da redação

Terça - 07/02/2023 às 11:49



Foto: Divulgação Descubra conosco mais informações sobre os testes de alergia gratuitos no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.
Descubra conosco mais informações sobre os testes de alergia gratuitos no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

No Brasil, cerca de 30% das pessoas possuem algum tipo de alergia. E ela pode ser alimentar, cutânea (de pele), medicamentosa, alergia a picada de insetos ou pelos de animais.

A má notícia é que algumas das doenças causadas por alergias não possuem cura, como a rinite, por exemplo, no entanto, por meio do teste gratuito de alergia em Duque de Caxias, é possível realizar os tratamentos mais adequados, bem como evitar os gatilhos.

Veja agora o que causa alergias e porque é importante fazer o teste de alergia gratuito:

Mas o que causa as alergias? 

Uma reação alérgica ocorre quando nosso sistema imunológico vê substâncias inofensivas como uma ameaça e reage para combatê-las. Os sintomas são reações alérgicas que podem variar de espirros, falta de ar, erupção cutânea, coceira nos olhos e congestão nasal, ou mesmo anafilaxia com risco de vida.

Pode ser desencadeada por qualquer substância (alérgeno) que você tocar, inalar ou comer. Esses alérgenos podem ser fungos de mofo, ácaros, pólen, alimentos, pelos de animais, insetos, substâncias como veneno de abelha e medicamentos como a penicilina.

Dessa maneira, o teste de alergia gratuito serve para determinar quais alérgenos causam reações e ajudar a diagnosticar doenças como asma alérgica, eczema (dermatite), urticária, rinite alérgica, sinusite, alergias alimentares e medicamentosas.

Por que é importante que as pessoas façam o teste de alergia gratuito em Duque de Caxias?

O teste de alergia gratuito em Duque de Caxias tem um papel muito importante no diagnóstico, bem como no planejamento do tratamento.

Porque seja qual for a alergia, há um alérgeno que pode ser evitado. Por exemplo: uma criança que é alérgica a ácaros, precisa tomar precauções para evitar a exposição na poeira doméstica.

Se a alergia for muito incômoda, o tratamento com vacina chamado imunoterapia deve ser feito pelo alergista.

O tratamento com vacinas é 70-80% benéfico. Existem vacinas feitas por injeção sob a pele, bem como vacinas na forma de sprays sublinguais.

A escolha dessas vacinas também deve ser realizada por alergistas qualificados.

Os testes de alergia são perigosos?

Os riscos dos testes de alergia são mínimos. Os efeitos colaterais mais comuns são leve coceira, vermelhidão e inchaço da pele no local do teste.

Esses sintomas geralmente desaparecem dentro de horas, mas podem durar alguns dias.

Em casos muito raros, o teste cutâneo de alergia pode causar reações mais desagradáveis, dependendo do seu nível de sensibilidade ao alérgeno.

Mas não há com o que se preocupar, pois o alergologista é especializado em reações alérgicas, e estará preparado para realizar os tratamentos necessários. Inclusive, os testes não costumam causar muito desconforto.

Com que idade os testes gratuitos de alergia podem ser realizados?

Muitos pais acreditam haver uma idade mínima para poder realizar testes gratuitos de alergia nas crianças, mas de acordo com o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) eles podem ser feitos a partir de qualquer idade. Especialmente em crianças com eczema, o teste cutâneo pode ser realizado a partir dos 2 meses de idade.

Por isso, se você ou seu filho apresentam qualquer sintoma de alergia, como coriza, tosse e espirros, coceira, congestão nasal, vermelhidão ou bolhas na pele, visite o site Brasil Sem Alergia e agende uma consulta.

Os testes de alergia podem ser feitos a partir do sangue?

Sim, eles podem, mas o diagnóstico mais preciso é feito por testes cutâneos. Já os testes feitos a partir do sangue podem não ser tão sensíveis, mas possuem maior especificidade.

Por esta razão, os outros tipos de testes são mais utilizados para a detecção dos alérgenos.

Quais são os testes de alergia em Duque de Caxias?

Teste por puntura: Neste método, que é mais comumente usado, 20-30 alérgenos podem ser avaliados na pele do paciente. O alérgeno é gotejado na pele, então esperam 30 minutos para ver se ocorreu uma reação nessas áreas. De acordo com o diâmetro da vermelhidão resultante, o alérgeno reagido é determinado. Como alguns medicamentos podem alterar o resultado do teste por puntura, o paciente deve informar o médico antes que o teste seja realizado.

Teste de patch: Geralmente é usado no diagnóstico de alérgenos que causam eczema nos casos em que os resultados não podem ser obtidos com o teste de picada. Uma fita com alérgenos nas costas do paciente é anexada e aguardada por 2 dias. Determina-se se uma alergia à substância se desenvolveu em locais onde há vermelhidão.

Determinação do anticorpo IGE Específico do Sangue: O valor do anticorpo LGE específico é determinado no sangue colhido. Embora não seja tão significativo quanto o teste de Prick, ele pode ser usado para medir a presença de alergias e a resposta ao tratamento.

O que é o Projeto Brasil Sem alergia?

Esse é um projeto beneficente criado em Duque de Caxias RJ, pelos médicos Marcello Bossois e sua esposa Patrícia Schlinkert.

O Brasil Sem Alergia nasceu com o principal objetivo de promover a inclusão social de pessoas mais carentes realizando diagnósticos gratuitos e tratamentos de diversas alergias.

E isso logo após os médicos realizarem um trabalho de apoio temporário na região, e perceberem a alta necessidade que as pessoas tinham de receber esses atendimentos especializados, já que sofriam muito com a fuligem da refinaria local.

O projeto foi tão importante que se espalhou por outras cidades do Rio de Janeiro, e também no Sul do país, apesar de não receber nenhuma ajuda financeira do governo.

Inclusive, eles possuem uma unidade móvel e itinerante para realizar o atendimento das pessoas que não conseguem visitar as clínicas locais.

Então, se você precisa de atendimento, mas não possuem condições, visite o site Brasil Sem Alergia e agende uma consulta.

Os médicos ficarão felizes em receber você!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: