Teresina ganhou um novo espaço voltado para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade, instalada na Clínica Batista, no Centro da cidade, utilizará uma tecnologia médica italiana inédita na capital, sem gerar custos diretos para a administração municipal. O equipamento, chamado REAC (Radio Electric Asymmetric Conveyer), foi desenvolvido pelo médico neurofisiopatologista italiano Salvatore Rinaldi, que dá nome à clínica.
O prefeito Silvio Mendes, que participou da inauguração, enfatizou a parceria. "É um médico cientista, pesquisador, desenvolveu esses equipamentos. Por exemplo, ele tem algumas dezenas de protocolos para o autista, para o TDH, pra dislexia, para questões emocionais, olha só o quanto a gente precisa, a depressão que leva tantas pessoas ao suicídio, então abre uma nova fronteira de esperança pra que a gente possa acudir quem merece acudir’’, disse o gestor.
O equipamento REAC (Radio Electric Asymmetric Conveyer)
Segundo o prefeito, é um aparelho que custa alguns bilhões de reais e estão sendo colocados dois na Clínica Batista. O médico italiano vai fazer o acompanhamento à distância, de Florença, junto à equipe do Instituto Rinaldi. "Ele está usando pela primeira vez essa tecnologia aqui em Teresina. Então aqui vai começar a funcionar um serviço, uma clínica, que nós estamos dando o nome dele em homenagem", completou Silvio Mendes.
Fonte: Prefeitura de Teresina
Mais conteúdo sobre:
#transtorno do espectro autista #TDH #dislexia #clínica Batista #Salvatore Rinaldi