Saúde

Tempo de espera para cirurgias neurológicas é reduzido no HGV

Pacientes que aguardavam mais de dois anos pelas cirurgias estão sendoatendidos em menos de 30 dias

Da Redação

Sexta - 23/02/2024 às 10:38



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Hospital Getúlio Vargas (HGV)
Hospital Getúlio Vargas (HGV)

Pacientes que enfrentavam até dois anos de espera por uma cirurgia de hérnia de disco ou de reconstrução craniana no Hospital Getúlio Vargas (HGV), estão tendo a espera reduzida para menos de 30 dias.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, atribui essa conquista aos investimentos do Governo do Estado, que incluíram a aquisição de equipamentos, aumento de salas cirúrgicas, a formação de uma equipe dedicada de neurocirurgiões e uma gestão mais eficiente dos leitos.

Claudio Pereira Rodrigues, 49 anos, residente em Boa Hora, zona rural de Teresina, é um dos beneficiados por essa mudança significativa.

“Eu sentia muitas dores nas costas que irradiava para a perna esquerda. Quando eu fui para a consulta, o médico falou que eu tinha que fazer a cirurgia, pois poderia perder o movimento das pernas. Dei entrada no dia 6 de fevereiro e fui operado agora no dia 19 de fevereiro. Até tomei um susto quando ligaram para que eu fosse me internar” comenta, já de alta hospitalar.

O coordenador da Neurocirurgia do HGV, Antônio Carlos, destaca os avanços proporcionados pelo Programa Saúde em Dia do Governo, incluindo a aquisição de um novo microscópio cirúrgico e a abertura de uma segunda sala de cirurgia, dobrando assim a capacidade operacional.

"A gente deu vazão aqueles pacientes que estavam aguardando cirurgias eletivas e estamos conseguindo operar em menos de um mês, casos como cirurgias de hérnia de disco e reconstrução craniana" enfatiza o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: