
O Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI),que tem como objetivo garantir que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a atendimentos médicos de média e alta complexidade em outros municípios.
O serviço oferece suporte financeiro, incluindo o pagamento de transporte e diárias, para viabilizar a locomoção desses pacientes.
Para ter acesso ao TFD, o paciente e, quando necessário, um acompanhante, deve preencher os documentos exigidos e encaminhá-los à equipe técnica do programa para autorização. A análise das solicitações passa por auditoria médica, que determina se os pedidos serão aprovados ou não. A prestação de contas é obrigatória no prazo de até cinco dias úteis após o deslocamento.
Segundo a coordenadora do TFD, Keity Cristina, o Procedimento Operacional Padrão (POP) do programa está disponível no site oficial da SESAPI, reunindo todas as informações e orientações necessárias para a realização do cadastro.
“Esse documento padroniza todos os protocolos relacionados ao TFD: como o paciente deve solicitar o benefício, quais documentos são necessários, quais direitos e responsabilidades envolvem pacientes e gestores. O POP descreve todo o fluxo operacional, desde a entrada da solicitação até o recebimento de passagens e pagamentos necessários para o atendimento” informou Keity.
Fonte: Governo do Piauí