Dois casos suspeitos de sarampo estão sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Os pacientes são uma criança de 2 anos e um adulto, moradores de São Miguel do Tapuio, a 222 km de Teresina.
A criança apresentou tosse, coriza e lesões na pele ainda em 18 e março. No dia 01 de abril a criança foi ao hospital e identificada a suspeita de sarampo. A criança estava com esquema vacinal completo em 2020 e deixou a cidade de São Paulo mais ou menos há seis meses. Atualmente, a criança está em casa, em isolamento. O caso suspeito do adulto é do mesmo município e também está sendo monitorado.
Segundo a Sesapi, foi realizado a coleta do material (soro) para diagnostico mais preciso, sendo encaminhado para o Laboratório Central do Piauí (Lacen). O exame foi processado com resultado Igm (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso.
"Nesta situação é recomendado pelo Ministério da Saúde o envio da amostra para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada. Foi recomendado ao município o desencadeamento do bloqueio vacinal", informou a Sesapi.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí vai deslocar uma equipe no dia 19 de abril para apoiar a equipe do município na investigação.
Crescem casos de síndrome respiratória grave em crianças, diz Fiocruz
Regina Sousa assina decreto que desobriga uso de máscaras em todo Piauí
Fundação confirma terceira morte por dengue em Teresina