Saúde

EPIDEMIA

Fundação confirma terceira morte por dengue em Teresina

A paciente estava internada em uma unidade de saúde pública e era portadora de várias comorbidades.

Da Redação

Quarta - 13/04/2022 às 20:24



Foto: Divulgação Mosquito da dengue é causador de três doenças
Mosquito da dengue é causador de três doenças

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina confirmou o terceiro óbito por dengue na capital. Teresina já notificou 1731 casos de dengue, sendo que 731 casos foram confirmados só este ano. Em 2021 foram 168 notificações o ano todo.

O óbito registrado hoje (13) é de uma mulher de 45 anos. A paciente estava internada em uma unidade de saúde pública e era portadora de várias comorbidades. Este ano é o terceiro obtido por dengue registrado em Teresina. O primeiro  foi um rapaz de 19 anos que estava internado em um hospital público e o segundo foi um paciente com 9 anos que faleceu em um hospitalar privado do município.

De acordo com a FMS, os bairros com maior número de casos de dengue são: São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta a população que em caso de suspeita de dengue a recomendação das autoridades em saúde é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico. “Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.

 “A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”, reforça Amariles.

PIAUÍ ENFRENTA EPIDEMIA DE DENGUE

A Secretaria de saúde do Piauí informou que o Piauí está enfrentando uma epidemia de dengue. Só neste ano foram registrados, 761 casos em comparação com o ano passado que registrou 262 casos.

“Esses números conseguimos observar através dos nossos sistemas e nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença, por isso pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, lembra o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães.

Ainda de acordo com a Sesapi, os cinco municípios estão com maior índice de infestação, são eles; Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurgueia, Fartura do Piauí e Marcos Parente.

Sobre as ações de prevenções, Herlon explica que estão sendo feitas medidas para conter o avanço da doença. "Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, disse.

Serviços essenciais de saúde funcionarão no feriado

Teresina começa aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid em idosos de 65 anos; confira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: