Saúde

Saúde bucal não pode ser negligenciada nas férias, explica dentista

Quebra da rotina em viagens altera hábitos, pode causar doenças graves e piorar preexistentes

Da redação

Quarta - 12/01/2022 às 20:01



Foto: Divulgação Saúde Bucal
Saúde Bucal

Com a rotina alterada por conta dos recessos de fim de ano, muitas pessoas têm negligenciado a saúde bucal. Crianças de férias, viagens que promovem alimentação em horários diferentes e a intenção de apenas curtir a folga é capaz de desencadear diversos problemas na boca, desde o mau hálito até infecções bacterianas que podem levar ao câncer bucal. Por isso, dentistas reforçam a importância do hábito de higiene em todo o período de viagens ou mudança de rotina.  

Nas últimas 24horas o Piauí teve duas mortes por covid-19 e 38 casos confirmados

Centro de testagem no Sintufpi, em Teresina, terá atendimento suspenso nesta sexta (14)

Florentino está em isolamento domiciliar voluntário por contato com pessoa com Covid


Quando as bactérias da boca migram para outras áreas do organismo, por meio da corrente sanguínea, é possível que haja novas infecções e a piora de outras doenças preexistentes. Desta forma, a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Carolina Tavares, reforça que o compromisso com a saúde da boca não deve ser negligenciado, a fim de que problemas ainda mais graves não surjam. “Fugir da rotina habitual ou ficar fora de casa por semanas não pode ser pretexto para a falta de escovação, por exemplo. Nas férias, os horários mudam, talvez refeições sejam puladas, mas a escovação precisa continuar três vezes ao dia, após as refeições. Parece simples, mas isso pode evitar que o paciente desenvolva infecções, cáries ou até doenças bem mais graves, como a endocardite bacteriana e o câncer bucal”, reforçou Carolina.  

Para quem vai sair em viagem, a dentista lembra que os viajantes precisam separar espaço na bagagem para produtos de higiene bucal. Tavares também enfatiza que a alimentação pode interferir na saúde da boca, enfraquecendo o esmalte dental ou prejudicando a mucosa oral. "Uma necessaire com uma escova de dente, fio dental, um enxaguante e creme dental já são suficientes para um sorrisão livre de problemas. Separe sempre um momento pra realizar esse ritual de saúde. Sobre as refeições, evite choques térmicos, pois isso prejudica o esmalte dos dentes. Quando falamos em álcool, sempre com moderação. Essa substância reduz a produção de saliva e, consequentemente, temos grandes chances de aparecer o mau hálito. E, sem medo, saiba que a saúde começa na boca”, finaliza Carolina Tavares.  

Colaborando com o bem-estar social, a UNINASSAU Redenção oferece atendimento odontológico para a comunidade na Clínica-Escola de Saúde Integrada, que está localizada na Rua Dr. Otto Tito, nº 1771, Redenção. Os interessados podem agendar uma avaliação a partir de fevereiro por meio do número (86) 3194-1819.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: