Os municípios piauienses ampliarão a distribuição de insulinas para pacientes portadores de Diabetes tipo 1 e 2, na Atenção Básica. As insulinas, em forma de canetas aplicadoras, começam a ser entregues aos municípios neste mês de abril, atendendo metade dos pacientes cadastrados. Antes, eram 30% dos pacientes.
O público preferencial para receber as canetas e agulhas é de pacientes com Diabetes tipo 1 ou 2, com idade igual ou menor que 19 anos ou com 50 anos ou mais. No entanto, cabe aos municípios adotarem suas estratégias de dispensação, de acordo com a realidade local e para melhor cobertura de saúde.
Rhilder Reis, coordenador do Componente Básico, da Diretoria Assistência Farmacêutica (DUAF), explica que as canetas aplicadoras de insulina têm como principal vantagem a melhoria da qualidade de vida do paciente. “Elas proporcionam mais facilidade no transporte e aplicação da insulina, diminui o incômodo no momento da aplicação e melhora a adesão ao tratamento. Por conseguinte, há também melhora no controle das taxas glicêmicas do paciente diabético”, afirma.
As secretarias municipais de Saúde já receberam a nota técnica da DUAF, com as informações para a dispensação das insulinas. A expectativa é que ainda este mês, os municípios recebam as insulinas para imediata distribuição aos pacientes.
OAB conclui que Bolsonaro fundou 'República da Morte' durante pandemia
Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios
CPI do Senado investigará União e repasses a estados e municípios
Fonte: Governo do Piauí