Política

MÊS DA MULHER

Piauí participa de fórum global na ONU, voltado às mulheres e igualdade de gênero

Representantes do estado participaram de debates internacionais sobre políticas de cuidado e acesso à justiça para mulheres e meninas

Da Redação

Sexta - 13/03/2026 às 12:48



Foto: Luís Medeiros Representantes do Piauí participam de fórum global que discute justiça dos cuidados e políticas voltadas às mulheres
Representantes do Piauí participam de fórum global que discute justiça dos cuidados e políticas voltadas às mulheres

O Piauí participou nesta semana do Fórum Global Regional sobre Justiça dos Cuidados, realizado durante a programação da Comissão sobre a Situação da Mulher, encontro promovido na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. A participação ocorreu por meio da Secretaria das Mulheres do estado (Sempi).

O evento reuniu lideranças governamentais, especialistas e representantes da sociedade civil de diferentes países para discutir políticas públicas que ampliem o acesso à justiça e fortaleçam a proteção de mulheres e meninas, sobretudo em contextos marcados por desigualdades sociais.

Durante os debates, um dos temas centrais foi a chamada “justiça dos cuidados”, conceito que busca reconhecer o cuidado — como trabalho doméstico, apoio familiar e proteção social — como parte fundamental da garantia de direitos e da autonomia das mulheres. A discussão também aborda a necessidade de políticas que reduzam desigualdades na divisão dessas responsabilidades.

A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, representou o Piauí no encontro e apresentou experiências desenvolvidas no estado. Entre elas está a iniciativa “Ei, mermã, não se cale”, voltada ao acolhimento e à orientação de mulheres em situação de violência. Segundo a gestora, o projeto busca ampliar o acesso das vítimas à rede de proteção e aos serviços públicos.

No Piauí, temos buscado construir políticas que aproximem o Estado das mulheres. O ‘Ei, mermã, não se cale’ é um exemplo de estratégia de escuta, acolhimento e encaminhamento que fortalece o acesso à rede de proteção e à justiça, especialmente para mulheres que muitas vezes não sabem a quem recorrer. Falar de justiça dos cuidados é reconhecer que garantir direitos passa também por políticas que assegurem proteção, autonomia e acesso a serviços públicos. Quando ampliamos essas políticas nos territórios, estamos fortalecendo a democracia e a igualdade de gênero.

No fórum, a secretária destacou que discutir justiça dos cuidados envolve ampliar o olhar sobre as condições que garantem a vida das mulheres com dignidade, incluindo proteção social, autonomia e acesso a políticas públicas.

A participação do Piauí na agenda internacional também permite a troca de experiências com outros países e organizações, além de contribuir para o aprimoramento de políticas voltadas à igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: