Duas estudantes de Teresina irão representar o Piauí em um dos principais eventos científicos do país com um projeto voltado para um problema comum em muitas cidades brasileiras: a ligação de residências à rede de esgoto, na próxima segunda-feira (16). A proposta desenvolvida por elas busca oferecer uma alternativa simples e de baixo custo para facilitar o acesso ao saneamento básico.
As alunas Renata de Oliveira e Amanda da Silva participam da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada em São Paulo. Elas apresentam o projeto de uma Estação Elevatória de Esgoto Sustentável (EES), desenvolvida para permitir que casas conectem seu sistema de esgoto à rede que passa pela rua, mesmo quando há dificuldades técnicas ou desníveis no terreno. Enquanto uma estrutura elevatória tradicional pode custar a partir de R$ 5 mil, a proposta da dupla pode ser montada por cerca de apenas R$ 180.
A ideia surgiu a partir da observação de problemas de saneamento em áreas urbanas, onde muitas residências ficam próximas da rede pública, mas ainda assim não conseguem fazer a ligação adequada. O sistema criado pelas estudantes utiliza um mecanismo simples para elevar o esgoto até a tubulação principal, permitindo a conexão sem a necessidade de obras complexas ou equipamentos caros.
Segunda Amanda, que hoje estuda no Instituto Federal do Piauí (IFPI), a participação no projeto também foi inspirada por outros dois jovens, que marcaram presença em outros de projetos.
Participar da feira começou com o incentivo dos nossos amigos Wenner Rodrigues e Andressa Sousa, que já tinham participado antes. Eles ajudaram desde a inscrição até a construção da maquete e sempre estiveram torcendo pela gente. Quando a gente tem apoio, acredita ainda mais no próprio potencial.
O trabalho ganhou destaque anteriormente ao conquistar o primeiro lugar nacional no projeto Pioneiros, iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios do saneamento. A ação é promovida pela empresa Aegea, responsável pela concessionária Águas de Teresina.
A participação na Febrace também reforça uma sequência de bons resultados de estudantes piauienses em eventos científicos. Em edições anteriores, projetos do estado já receberam diversas premiações e até garantiram vaga em competições internacionais, como a Genius Olympiad, realizada nos Estados Unidos.
Com a proposta voltada ao saneamento básico, as estudantes esperam chamar atenção para soluções acessíveis que possam contribuir para ampliar o acesso à rede de esgoto, um desafio ainda presente em várias cidades brasileiras.
Fonte: Governo do Piauí
Mais conteúdo sobre:
#ciência #educação #saneamento #Febrace #estudantes #piauí #projetocientífico #esgoto sustentável