
Após publicar um vídeo ensaiando com a bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, a atriz Viviane Araújo, de 49 anos, recebeu alguns comentários nas redes sociais sobre sua hérnia umbilical. Ela respondeu às críticas, explicando que já passou por duas cirurgias para corrigir a hérnia, mas a condição voltou após sua gravidez. Viviane afirmou que precisará de uma nova operação, mas que, devido aos ensaios para o Carnaval 2025 e às gravações da novela "Volta Por Cima", não tem tempo para isso no momento.
Ela comentou que, apesar de a hérnia umbilical ser notada esteticamente, ela está bem e prefere que os fãs se concentrem nos ensaios da escola de samba, ao invés de detalhes sobre seu corpo.
A hérnia umbilical acontece quando há um buraco na parede abdominal perto do umbigo, permitindo que órgãos se projetem para fora do abdômen. O cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia da Parede Abdominal (SBH), Gustavo Soares, explicou que uma gravidez pode agravar ou causar o retorno da hérnia, devido ao aumento do volume abdominal. Ele também informou que cerca de 8% das hérnias operadas apresentam recidiva.
O tratamento para hérnia umbilical é cirúrgico, com o objetivo de reparar a parede abdominal. Soares afirmou que a hérnia de Viviane não representa riscos, desde que ela não esteja sentindo dor ou outros sintomas. Contudo, como o Carnaval exige muito esforço físico, ele alertou que a atriz deve ser acompanhada por um médico, pois atividades intensas podem aumentar o risco de complicações, como o encarceramento da hérnia, que ocorre quando ela fica presa e não retorna à cavidade abdominal.
Fonte: Com informações da CNN