Saúde

ATENDIMENTO ÁGIL

Projeto Mente em Foco agiliza diagnóstico de autismo para famílias de Buriti dos Lopes

Equipe já realizou a triagem de 2 mil crianças entre 3 e 10 anos e emitiu aproximadamente 400 laudos médicos em todo o Piauí

Segunda - 24/11/2025 às 11:30



Foto: Franzé ressalta importância do Projeto Mente em Foco
Franzé ressalta importância do Projeto Mente em Foco

O projeto Mente em Foco, que está em Buriti dos Lopes desde ontem, 23, já realizou a triagem de 2 mil crianças entre 3 e 10 anos e emitiu aproximadamente 400 laudos médicos definitivos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Piauí. O número revela a dimensão da demanda por um diagnóstico ágil, que é o primeiro passo para intervenções e terapias essenciais para o desenvolvimento das crianças.

Os atendimentos seguem até a quinta-feira (25) no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado na Rua Maria da Glória, Conjunto COHAB. A iniciativa foi idealizada pelo deputado estadual Franzé Silva. Ele esteve na cidade acompanhando as avaliações e soube de críticas ao projeto levantadas na Câmara Municipal. O parlamentar defendeu a ação, trazendo para o debate a sua própria experiência pessoal, já que é pai de duas crianças no espectro autista.  

"Compreendo como ninguém as dificuldades de cuidar de filhos autistas. E é por isso que digo: este projeto é o que há de melhor no Piauí, o que há de mais concreto para ajudar nossas famílias”, declarou

Franzé destacou o contraste entre a realidade atual e a situação anterior das famílias. "Antes do Mente em Foco, os pais enfrentavam longas filas do SUS aguardando uma consulta para conseguir o laudo, ou se viam obrigados a desembolsar grandes quantias em consultas caríssimas com neuropediatras na rede privada ", explicou o deputado.

Gratuito e itinerante, os atendimentos são feitos em um micro-ônibus adaptado, equipado para oferecer os atendimentos necessários às crianças. Com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), do Pacto Pelas Crianças, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, terapeutas e neuropediatras que realizarão o atendimento presencial e por telemedicina. A ação prioriza o atendimento de crianças da primeira infância, cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: