Saúde

TEM ESPECIALISTAS

Piauí recebe novos médicos e R$ 72 milhões para expansão da rede de saúde

Iniciativa faz parte de programa do governo federal para ampliar a capacidade de atendimento do SUS e levar mais acesso à saúde em todo o estado

Da Redação

Sábado - 27/09/2025 às 11:20



Foto: Internet Ministério da Sáude expande teleconsulta em municípios brasileiros
Ministério da Sáude expande teleconsulta em municípios brasileiros

O Ministério da Saúde anunciou, nessa sexta-feira (26), a chegada de mais médicos e especialistas e R$ 72 milhões em investimentos destinados a novas unidades de saúde no Piauí. Serão realizadas obras em 24 municípios do estado.

O aumento no número de médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí acontece através do programa  Agora Tem Especialistas e de recursos do Novo PAC Seleções 2025. O estado receberá 28 novas unidades de atendimento para essa ampliação, que incluem três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Policlínica.

 Além disso, serão implementadas 24 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reduzindo  a sobrecarga na Atenção Especializada e fortalecendo a Atenção Primária

O Piauí já conta com 27 novos médicos especialistas que iniciaram o trabalho em 10 cidades, levando mais acesso e qualidade aos pacientes piauienses.

Melhoria nos atendimentos especializados

Nesta sexta-feira (26), a coordenadora geral de residências do Ministério da Saúde, Priscilla Azevedo, destacou a importância da iniciativa durante o evento de acolhimento dos novos médicos, realizado no Hospital Universitário da UFPI (HU-UFPI). Putira Sacuena, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI) do Ministério da Saúde, também esteve presente no evento.

 Em sua fala, Priscilla comentou a importância da iniciativa: "O Agora Tem Especialistas é uma estratégia inédita do governo do presidente Lula, que visa ampliar a atenção especializada e reduzir o tempo de espera. São várias ações combinadas para além da chegada desses médicos. Já na próxima semana vamos ter uma segunda chamada, então esse número vai ser ampliado. Vamos fortalecer também as residências em saúde em todo o Brasil”, destacou.

 Com incentivo do Ministério da Saúde, atualmente, o Piauí conta com 15 programas de Residência Médica e 83 médicos. O estado também possui 9 Programas de Residência em Área Multiprofissional e 201 residentes com bolsas custeadas pela pasta.  

Fonte: Ministério da Saúde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: