A Secretaria de saúde do Piauí informou hoje (4) que o Piauí está enfrentando uma epidemia de dengue. Só neste ano foram registrados, 761 casos em comparação com o ano passado que registrou 262 casos.
“Esses números conseguimos observar através dos nossos sistemas e nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença, por isso pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, lembra o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães.
Ainda de acordo com a Sesapi, os cinco municípios estão com maior índice de infestação, são eles; Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurgueia, Fartura do Piauí e Marcos Parente.
Sobre as ações de prevenções, Herlon explica que estão sendo feitas medidas para conter o avanço da doença. "Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, disse.
Teresina está há 6 dias sem registrar mortes por Covid-19
Saiba quem é Neris Junior, novo secretário de Saúde do Piauí