
Os médicos servidores do município de Teresina irão realizar uma nova paralisação na próxima segunda-feira (29). O movimento foi acordado durante uma Assembleia Geral Extraordinária nessa quarta-feira (24).
De acordo com o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), a categoria está revoltada com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), por várias promessas não cumpridas, que acabou acarretando ao caos na saúde municipal.
Na paralisação, os médicos reivindicam condições melhores de trabalho, a realização de novos concursos públicos e um reajuste salarial.
Segundo o vice-presidente do SIMEPI e diretor da FENAN, Dr. Samuel Rego, os médicos estão de luto pela saúde de Teresina, já que o prefeito, que é médico, não está dando a devida atenção à categoria.
“Os médicos de Teresina eles estão de luto, a saúde de Teresina está de luto, o prefeito que é médico não tem dado atenção à saúde pública da sua capital trazendo decepção para toda a categoria, para toda a população que depositou uma confiança muito grande nele”, ressalta Dr. Samuel Rego.
Anteriormente, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) emitiu uma nota que informa que ficou estabelecido junto ao SIMEPI o cronograma de Lançamento de Edital para o mês de Março/2024. Confira a Nota:
“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, em relação às reivindicações da categoria médica, foi realizada a reorganização do quadro de pessoal após levantamento “in loco” em todas as unidades de saúde do município da real necessidade de pessoal da instituição, com a aprovação da Lei nº 6.051/2023. Assim, ficou estabelecido junto ao SIMEPI o cronograma de Lançamento de Edital para o mês de Março/2024.
Quanto à questão salarial, as tratativas estão em tramitação junto à Prefeitura de Teresina para avaliação técnica e possibilidade de elaboração de um cronograma de implementação. Destacamos ainda que foi realizada reunião no dia 12 de janeiro com o Sindicato dos Médicos onde ficou acordado um cronograma de execução do concurso em comum acordo com o sindicato, com um entendimento comum do cronograma de execução com pauta prioritária esse tema, seguido da questão salarial de acordo com a disponibilidade orçamentária.
A FMS registra ainda que, segundo o site Glassdoor, a remuneração paga aos médicos do município de Teresina é a maior dentre todas as capitais do Nordeste. Por fim, no que se refere às condições de trabalho, a nova gestão da FMS está elaborando Plano de Ação de curto, médio e longo prazo para a solução das condições de trabalho dos profissionais e do atendimento à população.”