
No mês dedicado à reflexão sobre a saúde mental, “Janeiro Branco”, a Maternidade Dona Evangelina Rosa promove, no período de 16 a 31, diversas atividades alusivas ao tema “Quem cuida da mente cuida da vida". As atividades são realizadas em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) e envolvem tanto os profissionais da maternidade quanto os pacientes.
Na campanha, a realização de palestras, bate-papos, caminhadas, rodas de conversa e diversas ações mostram a importância de cuidar da mente, assim como se cuida da saúde física.
Lorena Andrade, psicóloga da Evangelina Rosa, diz que os cuidados com a saúde mental é de grande importância. “Estamos realizando rodas de conversa e levando música aos colaboradores da maternidade para falarmos da importância de cuidar da nossa saúde mental, falar dos nossos sentimentos, desmistificar e diminuir o preconceito em procurar ajuda de um profissional de Psicologia quando for necessário”, comenta a profissional.
As ações para promover a saúde mental e sensibilizar os colaboradores, gestantes, puérperas e acompanhantes, contarão ainda com a distribuição de fita branca para pulso, panfletos sobre a campanha e folder sobre atendimento psicológico que a maternidade oferece.
O engajamento da maternidade na temática da campanha “Janeiro Branco”, surgida em 2013, visa instigar a reflexão sobre os relacionamentos, as emoções, questionamentos das propostas e do sentido da vida.
Janeiro Branco
A campanha tem como objetivo fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano, chamando a atenção para o tema na vida das pessoas.
A campanha é realizada todo início de ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e o que fazem para serem verdadeiramente felizes, além de mostrar que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova.
Fonte: CCOM