Na manhã desta sexta-feira (23), a diretoria da Nova Maternidade Evangelina Rosa - NMDER, na zona Leste de Teresina, enviou outra nota de esclarecimentos ao portal Piauí Hoje.Com sobre o estado de saúde da recém-nascida Lizzie Sophia, que está internada na UTI neonatal daquele hospital por causa doença cardíaca rara e grave.
A menina chegou ao hospital maternidade há mais de 30 dias. E, segundo a mãe, identificada apenas como Ana Cláudia, a bebê precisa ser transferência para o Hospital do Coração, em São Paulo, para se sumeter a uma cirurgia delicada, mas a família não os recursos para custear a viagem, a cirurgia e o tratamento.
Em relato dramático numa rede social (Instagram) a jovem mãe tem pressa na cirurgia e pede ajuda porque, pelo delicado quadro de saúde, a criança não pode esperar. "O governo joga a gente para a fila de espera e Lizzie não pode esperar", diz Ana Claudia, numa referência à demora do Sistema Único de Saúde - SUS.
Ana Claudia revela que recorreu á Justiça. Ela diz que procurou a Defensoria Pública do Estado do Piauí para conseguir levar a filha para o hospital mais adequado para o tratamento dela. Ela conta que numa dessas saídas para a Defensoria Pública a filha teve uma parada cardíaca e seu estado de saúde se agravou.
A situação é grave. "Lizze não tem tempo de esperar. Tanto é que eles (os médicos da Evangelina Rosa) não sabem o que levou ela ao coma. O que eles dizem é que a doença dela é uma caixinha de surpresas. Ela pode estar boa, mas se não fizer a cirurgia ela pára, de repente, e morre", explica Ana Cláudia.
Mas de acordo com a nota da NMDER, a "paciente neonatal está recebendo, desde o início do mês de agosto, todo o apoio e assistência necessários na UTI Neonatal, com cuidados intensivos disponíveis 24 horas por dia".
A direção da Maternidade Evangelina Rosa disse também que a recém nascida apresentou um quadro clínico complexo que, inicialmente, indicava a necessidade de transferência para tratamento fora do domicílio. Mas, de acordo com a nota, após "criteriosa avaliação da equipe multidisciplinar da NMDER, em conjunto com a unidade hospitalar receptora, verificou-se que tal procedimento não era indicado no momento", explica.
A direção do hospital esclarece que a menina continuou recebendo atendimento especializado para as complicações apresentadas e, atualmente, encontra-se em condição estável, sob monitoramento contínuo e rigoroso da equipe do hospital".
A NMDER diz também que "mantém contato direto e constante com a família e com os órgãos competentes, assegurando que todas as medidas sejam tomadas de forma ágil e eficaz" para a salvar a vida da bebê.
A seguir, na íntegra, a nota de esclarecimentos da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa - NMDER é referência em atendimento de alto risco e complexidade, seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde e pela legislação vigente. Nesse sentido, informamos que a paciente neonatal está recebendo, desde o início do mês de agosto, todo o apoio e assistência necessários na UTI Neonatal, com cuidados intensivos disponíveis 24 horas por dia.
Cumpre destacar que a recém nascida apresentou um quadro clínico complexo que, inicialmente, indicava a necessidade de transferência para tratamento fora do domicílio. Após criteriosa avaliação da equipe multidisciplinar da NMDER, em conjunto com a unidade hospitalar receptora, verificou-se que tal procedimento não era indicado no momento.
Desse modo, a paciente continuou recebendo atendimento especializado para as complicações apresentadas e, atualmente, encontra-se em condição estável, sob monitoramento contínuo e rigoroso da equipe do hospital. A NMDER mantém contato direto e constante com a família e com os órgãos competentes, assegurando que todas as medidas sejam tomadas de forma ágil e eficaz.
A Maternidade assegura o devido cumprimento das diretrizes da Lei 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para garantir a privacidade dos dados, a segurança das informações e a preservação da imagem dos pacientes, colaboradores, bem como de todos os demais sob nossos cuidados. Portanto, é vedado o compartilhamento de imagens (fotos ou vídeos) dentro da Instituição, sem o termo de consentimento do titular do dado.
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa – NMDER permanece dedicada na resolução desse caso, mantendo todos os esforços necessários para garantir o melhor cuidado possível a paciente, estando à disposição para fornecer todas as informações necessárias e garantir que os fatos sejam transmitidos de forma clara e transparente.".
Matérias relacionadas
Bebê com cardiopatia grave pode morrer se não for operada com urgência