
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta terça-feira (27), a cirurgia de catarata da professora aposentada Maria José de Sousa, de 80 anos, natural de Jaboatão dos Guararapes (PE). Conhecida como Dona Zeza, a idosa emocionou a equipe médica ao expressar a alegria de poder retomar atividades que mais ama: ler, costurar e cozinhar.
“Fui tratada muitíssimo bem, como uma rainha, por todos os profissionais, do maqueiro ao mais capacitado”, declarou, emocionada, ao deixar o centro cirúrgico.
Com 25 anos dedicados ao magistério, Dona Zeza contou que o amor pelos livros começou ainda na infância, incentivado pelo pai, que trabalhava na antiga Editora Saraiva. “Todos os meses, íamos à capital, Recife, visitar a livraria. Ele me presenteava com livros”, relembra. “A Bíblia, no entanto, continua sendo minha leitura predileta, herança do meu pai e da fé da minha mãe”, complementou a idosa.
Apesar de não ser costureira profissional, Dona Zeza conta que mantém uma máquina de costura em casa, aonde costuma fazer pequenos consertos e criações. Na cozinha, é onde se diverte ainda mais: “Gosto de cozinhar porque adoro comer. Comer é uma das sete maravilhas do mundo!”, brinca.
A cirurgia de catarata devolveu mais do que a visão: trouxe de volta a alegria e a possibilidade de continuar vivendo com autonomia. “É um recomeço”, resume Dona Zeza, com gratidão no olhar e o livro nas mãos.
Fonte: CCOM/PI