Saúde

IDOMED Carreiras incentiva estudantes a investirem em seu futuro profissional

IDOMED possibilita um conjunto de ações que se destaca como um diferencial entre as faculdades de medicina

Sexta - 13/05/2022 às 08:44



Foto: Projeto incentiva estudantes a investirem em seu futuro profissional
Projeto incentiva estudantes a investirem em seu futuro profissional

No ensino superior, os primeiros passos no mercado de trabalho sempre geram momentos de incerteza para os estudantes recém-formados. Nas faculdades de medicina a situação não é diferente. Para apoiar os alunos neste momento importante de definição da carreira, o IDOMED (Instituto de Educação Médica) oferece o IDOMED Carreiras, um programa focado no desenvolvimento da carreira do jovem médico.

O objetivo principal da iniciativa é oferecer aos estudantes as ferramentas necessárias para a construção de uma visão empreendedora de sua trajetória profissional, além de desenvolver as principais soft skills indispensáveis para a gestão estratégica de suas carreiras.

Com um olhar ampliado e sistêmico da carreira médica, o IDOMED Carreiras busca entregar profissionais competentes e conscientes de seu papel social ao mercado de trabalho, que terão o auxílio necessário no início de carreira para atuar com foco no desenvolvimento humanizado.  

Entre as principais ações voltadas aos participantes do programa, estão o Career Day, evento que conta com a participação de grandes empresas da área de saúde com foco na carreira médica, onde são apontados os principais requisitos profissionais exigidos pelo mercado de trabalho na área da Saúde. Outra atividade relevante é o IDOMED Talks. Online e inspirado no formato Ted Talks, o encontro tem a participação de profissionais influentes no ramo que compartilham cases e realizam palestras sobre as tendências do mercado.  

Já a Semana das Especialidades é uma ação muito aguardada pelos alunos. Com profissionais convidados de especialidades escolhidas por meio de uma pesquisa realizada pelos próprios estudantes, a iniciativa oferta a oportunidade para que os futuros médicos e dentistas conheçam diferentes áreas de atuação, suas rotinas de trabalho e principais desafios. Também ganha destaque no IDOMED Carreiras o Programa Embaixador. Criado em 2021, conta com a participação ativa de alunos de todas as 17 unidades de Medicina e Odonto Premium no Cittá RJ. O objetivo é fazer com que esses estudantes, selecionados via edital, representem IDOMED Carreiras nas unidades, facilitando a interlocução com os alunos, professores e gestores.

Para o diretor nacional dos cursos de medicina do IDOMED, Silvio Pessanha Neto, o IDOMED Carreiras é mais um diferencial importante para que os alunos identifiquem as especialidades médicas que mais se identificam e invistam na construção de sua carreira de forma ampla, sólida e visionária.  

“Além do ensino de excelência oferecido aos alunos por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios de realidade virtual, equipamentos de última geração e professores titulados e especializados, os alunos também contam o IDOMED carreiras, que auxilia, de forma objetiva, as escolhas a serem feitas pelos estudantes após o término do curso. O programa oferece as ferramentas certas para que os futuros profissionais tenham mais recursos para atuar com maior segurança, se inserir no mercado de trabalho e decidir em quais especialidades atuarão.” afirma, Silvio.

Já para Fernanda Vio, gerente nacional de Carreiras e Parcerias do Idomed, o programa é determinante para que os alunos tenham mais facilidade para escolher uma área de atuação.

“O estudante tem muitas dúvidas sobre seus próximos passos de carreira e vive uma pressão emocional muito grande no seu dia a dia. O IDOMED Carreiras tem como objetivo deixar essa jornada mais fluída e orgânica, através de iniciativas que provoquem autorreflexão e bem-estar aos estudantes”, destaca Fernanda Vio.  

Além do IDOMED Carreiras, o grupo investe em diversas iniciativas em prol dos seus estudantes. Reconhecido entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina, com aproximadamente sete mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica, o IDOMED reúne 17 escolas médicas em todas as regiões do país e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico, oferecendo programas de graduação; pós-graduação; especialização; e cursos de atualização.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: