![O Hospital Regional Justino Luz, em Picos](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2024-12-05-at-10-44-22-1733406338.jpeg)
O Hospital Regional Justino Luz, localizado em Picos, já realizou 2.122 cirurgias ortopédicas em 2024, destacando-se pelo aumento na eficiência dos atendimentos. Em novembro, o hospital contabilizou 215 procedimentos cirúrgicos, com um notável avanço no tempo de espera para internação. Se em agosto o tempo médio era de quase quatro dias, agora ele foi reduzido para menos de dois dias e meio.
Esses números refletem os investimentos da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), que tem intensificado a distribuição de órteses, próteses e materiais especiais, o que permitiu a inclusão de novas modalidades de cirurgias, como as de fêmur.
“Isso representa um avanço significativo para a população de Picos e municípios da região, que conseguem acessar aos serviços de saúde na rede pública e solucionar seus problemas de saúde perto de onde moram”, destaca Ediney Rodrigues, diretor-geral do Hospital Regional Justino Luz.
Além disso, foi autorizada a realização de cirurgias extras aos sábados. "Com isso, esse quantitativo aumentou consideravelmente e, consequentemente, reduziu o período de estadia do paciente na unidade", enfatiza Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
O Hospital Regional Justino Luz está passando por uma importante transição para se tornar um complexo materno-infantil. Em junho, o hospital deu um passo significativo ao inaugurar uma Unidade de Internação Pediátrica, que conta com 28 leitos, um posto de enfermagem, áreas de repouso e uma sala de brinquedoteca.
Fonte: CCOM/PI